Teorias da aprendizagem e gestão do conhecimento: um alinhamento teórico

Auteurs

  • Donizeti Leandro Souza Universidade Federal de Lavras (UFLA) - Departamento de Administração e Economia (DAE).
  • Jorgiane Suelen Sousa Universidade Federal de Lavras (UFLA) - Departamento de Administração e Economia (DAE).
  • Lílian Ferrugini Universidade Federal de Lavras (UFLA) - Departamento de Administração e Economia (DAE).
  • André Luiz Zambalde Universidade Federal de Lavras (UFLA) - Departamento de Administração e Economia (DAE) e Departamento de Ciência da Computação (DCC).

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.12712/rpca.v7i4.11153

Résumé

Este ensaio teórico tem como objetivo apresentar uma investigação entre as teorias da aprendizagem (Behaviorismo, Inteligências Múltiplas e Construtivismo) com os estudos da Gestão do conhecimento, através das Epistemologias da posse e da prática. Através de um estudo explorativo em referenciais teóricos, foi possível identificar relações de simetria entre a Teoria Behaviorista metodológica com a Epistemologia da posse e sua abordagem individual / funcional, na qual a transferência do conhecimento muito se assemelha a modelos estruturais de conversão do conhecimento de um indivíduo para outro. A Teoria das Inteligências Múltiplas, em conjunto com o Behaviorismo radical, situam-se numa faixa intermediária de alinhamento com as Epistemologias da posse e da prática, valorizando taxonomias e aspectos individuais de geração do conhecimento, e ao mesmo tempo salientando a importância do meio como influenciador de novos aprendizados. Por fim, a Teoria Construtivista se aproxima da Epistemologia da prática, ao valorizar o aspecto coletivo e dinâmico do conhecimento, em que, indivíduo e ambiente tornam-se indissociáveis nos processos de geração de aprendizados, partindo de uma perspectiva funcional para uma abordagem social. Estes achados contribuem para novas formas de discussão a respeito dos processos de aprendizagem organizacional, alinhando os pressupostos de três importantes teorias da aprendizagem com as epistemologias da Gestão do conhecimento.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Bibliographies de l'auteur

Donizeti Leandro Souza, Universidade Federal de Lavras (UFLA) - Departamento de Administração e Economia (DAE).

Mestrando em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) na área de Gestão estratégica, Marketing e Inovação, especialista em Gestão de pessoas (UNIFEI) e Gestão Executiva de Negócios (PUC Minas), além de ser graduado em Administração de empresas com ênfase em Gestão de negócios (UNIVAS).

Jorgiane Suelen Sousa, Universidade Federal de Lavras (UFLA) - Departamento de Administração e Economia (DAE).

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) na área de Gestão estratégica, Marketing e Inovação. Mestre em Administração na Faculdade Novos Horizontes (2010), possui graduação em Administração pelo Centro Universitário de Patos de Minas (2005) e Pós Graduação em Gestão Empresarial pelo Centro Universitário de Patos de Minas (2006).

Lílian Ferrugini, Universidade Federal de Lavras (UFLA) - Departamento de Administração e Economia (DAE).

Mestranda em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) na área de Gestão estratégica, Marketing e Inovação. Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2006). MBA em Finanças - Universidade Federal de Juiz de Fora.

André Luiz Zambalde, Universidade Federal de Lavras (UFLA) - Departamento de Administração e Economia (DAE) e Departamento de Ciência da Computação (DCC).

Professor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) nos Departamentos de Computação e Administração. Engenheiro de Telecomunicações (INATEL-MG 1984). Pós-graduado em Administração (UFLA-MG 1989), Mestre em Eletrônica (UNIFEI-MG 1991), Doutor em Engenharia de Sistemas e Computação (COPPE/UFRJ 2000), com Pos-Doutorado em Ciência da Computação (UFMG-MG 2005) e Sistemas e Tecnologias de Informação (ISEGI-UNINOVA - Portugal 2010).

##submission.downloads##

Publiée

2013-12-30

Numéro

Rubrique

Ensaios/Essays