Desenvolvimento no Brasil: similitudes e diferenciações entre o nacional-desenvolvimentismo e as propostas governamentais da atualidade
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:
https://doi.org/10.12712/rpca.v9i1.11203Résumé
Partindo do pressuposto de que nahistória, constituída por fatos que compõem a formação e evolução da nação,encontram-se os dados e informações necessários à compreensão do contextobrasileiro atual e para o entendimento das políticas ligadas ao desenvolvimento,este ensaio teórico buscou analisar as principais ideias que predominaram nasdécadas de 1950 e 1960 – anteriores ao golpe militar de 1964 – e sua influênciana retomada do conceito de desenvolvimento nacional no início do século XXI.Nesta retomada ganharam evidência propostas que buscaram atribuir ao Estadopapéis de planejador estratégico e regulador do mercado com o objetivo defacilitar as transações. Porém, neste retorno do desenvolvimentismo foramesquecidas as propostas que buscaram pensar formas de desenvolvimento geradorasde autonomia nacional, que almejaram fornecer condições para que a naçãopudesse tomar suas decisões com base na valorização das característicassocioculturais presentes em seu território.##plugins.generic.usageStats.downloads##
##submission.downloads##
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista usa o CC BY. Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista ulitiliza o DOI (Digital Object Identifier ) desde 2007 O DOI com a finalidade de autenticar cada artigo, portanto seu conteúdo digital.