Fatores determinantes da satisfação com a experiência acadêmica

Auteurs

  • Adriana Silva Souza Rodrigues Fucape Business School
  • Giuliana Bronzoni Liberato Fucape Business School

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.12712/rpca.v10i2.11256

Résumé

Este trabalho como objetivo verificar a satisfação dos estudantes de ensino superior com a experiência acadêmica e a sua relação com a vontade de concluir o curso. A metodologia utilizada foi pesquisa de natureza quantitativa, de corte transversal, realizada com estudantes em início de curso de engenharias em IES privadas das cidades de Belo Horizonte e Vitória. O questionário partiu de uma escala validada com três fatores: satisfação com o curso, satisfação com a instituição de ensino superior e oportunidades de desenvolvimento. Os resultados apontam que o fator satisfação com o curso foi o que apresentou maior significância estatística, as variáveis como corpo docente com domínio do conteúdo, estratégia de aula utilizada pelos professores, compromisso da instituição com a qualidade da formação do aluno, relacionamento com os professores, equipamentos modernos, empregabilidade potencial do curso apresentam importância na previsão do estudante em concluir o curso.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Bibliographies de l'auteur

Adriana Silva Souza Rodrigues, Fucape Business School

Mestre em Administração pela Fucape Business School

Giuliana Bronzoni Liberato, Fucape Business School

Mestre em Ciências Contábeis pela Fucape Business School

Este trabalho como objetivo verificar a satisfação dos estudantes de ensino superior com a experiência acadêmica e a sua relação com a vontade de concluir o curso. A metodologia utilizada foi pesquisa de natureza quantitativa, de corte transversal, realizada com estudantes em início de curso de engenharias em IES privadas das cidades de Belo Horizonte e Vitória. O questionário partiu de uma escala validada com três fatores: satisfação com o curso, satisfação com a instituição de ensino superior e oportunidades de desenvolvimento. Os resultados apontam que o fator satisfação com o curso foi o que apresentou maior significância estatística, as variáveis como corpo docente com domínio do conteúdo, estratégia de aula utilizada pelos professores, compromisso da instituição com a qualidade da formação do aluno, relacionamento com os professores, equipamentos modernos, empregabilidade potencial do curso apresentam importância na previsão do estudante em concluir o curso.

##submission.downloads##

Publiée

2016-06-30

Numéro

Rubrique

Artigos/Papers