Valores materiais e de consumo ecológico: quais influenciam a intenção de compra?

Auteurs

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https://doi.org/10.12712/rpca.v12i3.13214

Résumé

Esta pesquisa buscou: (i) analisar a influência dos atributos de valor material sobre os valores de consumo ecológico; (ii) investigar a influência dos atributos de valor material sobre a intenção de compra de produtos ecológicos; e (iii) analisar a influência dos atributos de valor material dos valores de consumo ecológico na intenção de compra de estudantes da área de engenharia de uma universidade pública brasileira. Por meio de uma amostra de 308 estudantes, realizou-se uma pesquisa descritiva e de natureza quantitativa. Os dados foram analisados por meio de análise fatorial exploratória e regressão linear. Os resultados evidenciaram que apenas os valores ecológicos influenciam de forma positiva a intenção de compra de produtos ecológicos. Infere-se que os respondentes estimulados pelos valores ambientais tendem a desenvolver uma consciência ambiental que influencia em sua intenção de compra, resgatando o caráter utilitário do consumo.

 

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Bibliographies de l'auteur

Evangelina da Silva Sousa, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela  Universidade Federal do Piauí (UFPI). É Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Administradora da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Tem interesse em pesquisas na área de Administração, com ênfase nos temas: sustentabilidade e empreendedorismo.

Cláudia Buhamra Abreu Romero, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professora Titular da Universidade Federal do Ceará. Graduação em Administração pela Universidade Federal do Ceará. Mestrado e Doutorado em Administração com concentração em Marketing pela FGV-SP, tendo concluído Mestrado na London Business School, Inglaterra. Pós-Doutorado em Administração de Marketing em Montreal, Canadá, na John Molson School of Business da Concordia University, sob a orientação do Prof. Michel Laroche. Experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Planejamento e Administração de Marketing, Comportamento do Consumidor, Varejo, Serviços e Marketing Ambiental.

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Publiée

2018-09-17

Numéro

Rubrique

Artigos/Papers