Diferenças no desempenho acadêmico a partir das características socioeconômicas, demográficas, comportamentais e psicológicas de estudantes portugueses da área de negócios

Auteurs

  • Márcia Juliana da Cunha dos Santos Instituto Politécnico do Cávado e do Ave - IPCA Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
  • Estela Vilhena Instituto Politécnico do Cávado e do Ave - IPCA
  • Ricardo Adriano Antonelli Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
  • Alison Martins Meurer Universidade Federal do Paraná https://orcid.org/0000-0002-3704-933X

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.12712/rpca.v14i2.42477

Résumé

Esta pesquisa tem como objetivo analisar os fatores socioeconômicos, demográficos, comportamentais e psicológicos que diferenciam o desempenho acadêmico de estudantes portugueses da área de negócios. Foi realizada uma survey (n = 188) e obtidos dados secundários junto a instituição de ensino (N = 435). Verificou-se que o desempenho acadêmico difere de acordo com: nota de ingresso no Ensino Superior; idade; frequência; facilidade com cálculos matemáticos, interpretação de texto e raciocínio lógico; horas de sono e de estudo; formação do professor; e ser fumante. Nota-se a importância do acompanhamento do processo de ensino-aprendizagem para maximizar o desempenho dos acadêmicos.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Bibliographies de l'auteur

Márcia Juliana da Cunha dos Santos, Instituto Politécnico do Cávado e do Ave - IPCA Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Mestra em Contabilidade e Finanças pelo Instituto Politécnico do Cávado e do Ave - IPCA

Bacharela em Ciencias Contabeis pela Universidade Tecnologica Federal do Parana - UTFPR

Estela Vilhena, Instituto Politécnico do Cávado e do Ave - IPCA

Doutora em Ciências Biomédicas pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto

Mestra em Estatística Aplicada e Modelação pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

Licenciada em Matemática Aplicada e Computação pela Universidade de Aveiro

Ricardo Adriano Antonelli, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Doutor em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná - UFPR

Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná - UFPR

Especialista em Desenvolvimento para Ambiente de Internet utilizando Orientação a Objetos, Java e Banco de Dados pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Bacharel em Ciências Contábeis pela  Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Bacharel em Informática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Alison Martins Meurer, Universidade Federal do Paraná

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da Universidade Federal do Paraná - UFPR

Mestre em Contabilidade pelo Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da Universidade Federal do Paraná - UFPR

Especialização em Avaliação do Ensino e da Aprendizagem da Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE

Bacharel em Ciências Contábeis na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

##submission.downloads##

Publiée

2020-07-06

Numéro

Rubrique

Artigos/Papers