Educação financeira e vieses cognitivos
Análise considerando variáveis sociodemográficas
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:
https://doi.org/10.12712/rpca.v16i4.56249Résumé
Este artigo analisou a relação entre os vieses cognitivos: excesso de confiança e aversão à perda e a educação financeira, considerando variáveis sociodemográficas. A amostra da pesquisa foi composta por de 1.080 participantes e após aplicação das técnicas estatísticas, os resultados mostraram que o conhecimento financeiro percebido, o sexo, a idade, e a renda estão associados a probabilidade de o indivíduo exibir excesso de confiança em suas decisões. Em relação ao viés de aversão à perda, o sexo e a renda diminuem a probabilidade de o indivíduo apresentar tal viés, já a idade aumenta essa probabilidade.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
##submission.downloads##
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista usa o CC BY. Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista ulitiliza o DOI (Digital Object Identifier ) desde 2007 O DOI com a finalidade de autenticar cada artigo, portanto seu conteúdo digital.