Revolução 4.0 e o trabalho de motoboys e bikeboys de aplicativo
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:
https://doi.org/10.12712/rpca.v17i4.57526Résumé
Objetivando compreender os impactos das mudanças catalisadas pela revolução 4.0 no trabalho de motoboys e bikeboys de aplicativos, realizou-se uma pesquisa qualitativa envolvendo entrevistas com 24 trabalhadores de delivery. Os resultados evidenciaram que as tecnologias catalisadas pela revolução 4.0 se fazem muito presentes no cotidiano destes trabalhadores. Por um lado, tais tecnologias permitiram a emergência de novas formas de trabalho, que muitos entrevistados consideraram uma oportunidade de geração de renda, aliado à flexibilidade de horário e à liberdade de “ser seu próprio chefe”. Por outro, paradoxalmente, a mesma tecnologia que “liberta” o trabalhador pode ampliar o controle sobre ele.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
##submission.downloads##
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista usa o CC BY. Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista ulitiliza o DOI (Digital Object Identifier ) desde 2007 O DOI com a finalidade de autenticar cada artigo, portanto seu conteúdo digital.