Educação para o empreendedorismo

Introdução para renovar a pesquisa acadêmica

Auteurs

  • Gracyanne Freire de Araujo Departamento de Administração/Universidade Federal de Sergipe
  • Eduardo Paes Barreto Davel Núcleo de Pós-graduação em Administração/Universidade Federal da Bahia
  • Joysi Moraes Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil
  • Fernando Gomes de Paiva Júnior Departamento de Ciências Administrativas/Universidade Federal de Pernambuco

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.12712/rpca.v18iEdição%20Especial.62819

Résumé

A educação para o empreendedorismo desempenha um papel expressivo no desenvolvimento de uma sociedade que busca formar cidadãos proativos e criativos para resolver problemas de toda ordem. Trata-se de um campo de pesquisa em desenvolvimento que ajuda a repensar pedagogias e currículos de vários âmbitos, incluindo escolas e universidades. Apesar do crescimento das pesquisas e de sua relevância, ainda carecemos de conhecimentos sobre inovações pedagógicas e teóricas. Que teorias se destacam no campo da educação para o empreendedorismo? Como os contextos educacionais podem se enriquecer com as pesquisas existentes? Quais são as inovações pedagógicas que poderiam renovar a educação para o empreendedorismo nas universidades? Como elas são difundidas e desenvolvidas com relação aos componentes curriculares de empreendedorismo? Neste artigo sistematizamos e discutimos caminhos de renovação da pesquisa acadêmica em educação para o empreendedorismo por meio de três eixos: teorização, contextos institucionais e inovações educacionais. Essa sistematização e discussão tem o papel de estabelecer uma introdução e contextualização para os artigos do número temático “Educação para o Empreendedorismo”.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Biographie de l'auteur

Joysi Moraes, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil

Professora Associada da Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/UFF/Volta Redonda). Professora convidada da The University of Nottingham. Doutora em Administração com ênfase em Organizações pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

http://lattes.cnpq.br/0522342291643601

##submission.downloads##

Publiée

2024-04-30

Numéro

Rubrique

Editorial