A ADMINISTRAÇÃO COMO UMA CIÊNCIA SOCIAL APLICADA: INTEGRANDO CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE NO ENSINO DE ADMINISTRAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v5i3.11001Abstract
O presente trabalho tem por objetivo apresentar as possibilidades da abordagem dos estudos sobre ciência, tecnologia e sociedade (CTS) para o ensino da administração. Tal proposta enfatiza o alcance do perfil de egresso que possa atender as expectativas da sociedade e, sobretudo manter-se crítico em relação à estas. Trata-se de um ensaio teórico que está organizado em seis seções. Após uma breve introdução discutem-se os fundamentos da epistemologia da administração, apresentando-se as principais correntes de base do pensamento científico e suas relações com a ciência da administração. Em seguida relacionam-se os elementos históricos e a evolução do ensino de administração no Brasil. Na sequência apresentam-se as proposições dos estudos de CTS, partindo-se de seu contexto de formação, pressupostos e abordagens. A partir daí são discutidas as possibilidades dos estudos CTS no ensino da administração no Brasil e por fim são tecidas as considerações finais.Downloads
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista usa o CC BY. Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista ulitiliza o DOI (Digital Object Identifier ) desde 2007 O DOI com a finalidade de autenticar cada artigo, portanto seu conteúdo digital.