Redes de Cooperação e Estratégias de Marketing no Mercado Internacional: Entendendo a Atuação de um Consórcio de Exportação e de uma Associação de Micro e Pequenas Empresas Exportadoras
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v2i3.11065Abstract
O presente artigo tem como objetivo identificar quais são estratégias de marketing de um consórcio deexportação e de uma associação de micro e pequenas empresas no mercado internacional. Utilizandoseo método Grounded Theory, analisam-se na perspectiva do marketing dois tipos de redes decooperação: (i) consórcios de exportação e (ii) associação de pequenas empresas exportadoras. Sãoencontradas na análise três categorias: grande categoria, categorias iniciais e categoriasintermediárias. Nas categorias intermediárias encontram-se as variáveis do composto promocional(preço, praça, produto e promoção), sendo estas categorias influenciadas diretamente pelas categoriasiniciais e pela grande categoria. A principal conclusão do artigo é que tanto o consórcio quanto aassociação seguem uma linha semelhante de atuação na formulação das estratégias de marketing,mesmo com características jurídicas diferentes.Downloads
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista usa o CC BY. Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista ulitiliza o DOI (Digital Object Identifier ) desde 2007 O DOI com a finalidade de autenticar cada artigo, portanto seu conteúdo digital.