Processo de inovação na micro e pequena empresa: implicações e achados em empresas sergipanas

Auteurs-es

  • Glessia Silva Universidade Federal de Alagoas
  • Antonio Luiz Rocha Dacorso Universidade Federal de Sergipe

DOI :

https://doi.org/10.12712/rpca.v8i3.11181

Résumé

Dado o potencial competitivo que a inovação promove, organizações de todos os portes têm investido na inovação como forma de atuar no mercado, inclusive as micro e pequenas empresas. Com o objetivo de compreender como ocorre o processo de inovação nas micro e pequenas empresas, foi realizado um estudo de múltiplos casos em sete empresas sergipanas, de diferentes setores da economia. Como fontes de evidências foram utilizadas entrevistas semiestruturadas, análise documental e análise por registros. A pesquisa demonstrou um processo de inovação formado por um conjunto de práticas informais, direcionadas à busca por qualidade, controle e melhoria de suas atividades e processos. Esta busca, por sua vez, contribui para que os gestores identifiquem novas oportunidades de negócio e possíveis melhorias. Assim, as micro e pequenas empresas apresentam um formato peculiar em seu processo de gestão da inovação, voltado às práticas diárias que exercem e estreitamente dependente de seus integrantes para manterem um processo contínuo e dinâmico.

Téléchargements

Biographies de l'auteur-e

  • Glessia Silva, Universidade Federal de Alagoas
    Graduada em Administração pela Universidade Federal de Sergipe (2011). Mestra em Administração pela mesma instituição, na linha de pesquisa Inovação e Tecnologia (2013). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Processos Gerenciais. Tem interesse de pesquisa em: inovação, inovação aberta, micro e pequenas empresas, empreendedorismo e finanças corporativas. Lecionou na Universidade Federal de Sergipe como professora substituta do Departamento de Administração, nas disciplinas de custos, finanças e produção. Atualmente é professora assistente da Universidade Federal de Alagoas, Campus do Sertão, na área de estudo Gestão Empresarial.
  • Antonio Luiz Rocha Dacorso, Universidade Federal de Sergipe
    Engenheiro industrial mecânico com especialização em engenharia da Qualidade (PECE/USP-1997), mestrado e doutorado em Administração (FEA/USP-2000/2005). Após atuar durante 23 anos em indústrias químicas e petroquímicas de grande porte, nas áreas de produção, manutenção, engenharia e diretoria industrial, dedica-se, desde 1997, à pesquisa e docência em Administração. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Sergipe, UFS, Campus de Itabaiana, Departamento de Administração. Áreas de pesquisa: Análise de Decisão, Decisões Naturalísticas, Inovação, Operações. Participa como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração e do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual.

Téléchargements

Publié

2014-09-30

Numéro

Rubrique

Artigos/Papers