Efeitos da reestruturação pró-inovação nos custos em saúde
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v9i4.11237Abstract
O objetivo do artigo é avaliar o efeito da configuração Organização Inovadora no desempenho em custo da pesquisa clínica associada à assistência em saúde. O método é um estudo de caso sobre evolução da pesquisa e dos custos do Laboratório de Pesquisa Clínica em DST e AIDS do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas da Fundação Oswaldo Cruz (Lapclin-AIDS/INI/Fiocruz), com base em estimativas do Projeto de Avaliação e Acompanhamento – Indicadores Gerencias do INI para 2006 e 2009, e no uso do teste de Spearman para analisar a correlação entre despesas e custos unitários da atenção clínica no INI. O resultado é que a nova estrutura organizacional não minimiza custos em sentido estrito, mas promove a pesquisa e a distribuição eficiente dos recursos entre laboratórios. A conclusão é que essa abordagem permite medir o desempenho em custo face à mudança organizacional e confirma a efetividade em custo da reestruturação da pesquisa do INI segundo o Modelo de Atenção Integral em Saúde.
Downloads
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista usa o CC BY. Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista ulitiliza o DOI (Digital Object Identifier ) desde 2007 O DOI com a finalidade de autenticar cada artigo, portanto seu conteúdo digital.