Fundos de investimento e desempenho pós-IPO no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v10i3.11274Abstract
Fundos de investimento Private Equity e Venture Capital (PE/VC) investem principalmente em empresas de capital fechado (de maior porte e em fase inicial respectivamente). Sua atuação junto as companhias, tem como objetivo proporcionar rápido crescimento e desinvestir com elevada rentabilidade. O objetivo deste trabalho é investigar a relação entre a participação de fundos PE/VC antes da oferta pública inicial (IPO) e o desempenho de longo prazo das ações das companhias pós-IPO. Para tanto, as empresas foram divididas por setor econômico de atuação e duas análises foram realizadas: buy and hold e retorno anormal acumulado (CAR). Foi constatado que empresas com presença prévia de fundos PE/VC tiveram melhor desempenho nos setores de Consumo, Exploração Imobiliária, Saúde e Utilidade Pública. As regressões apontaram que a participação dos fundos influencia o CAR no período de seis meses no pós-IPO. Não foram encontradas evidências significativas desses fundos nos retornos de longo prazo.Downloads
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista usa o CC BY. Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista ulitiliza o DOI (Digital Object Identifier ) desde 2007 O DOI com a finalidade de autenticar cada artigo, portanto seu conteúdo digital.