ORÇAMENTO BASE ZERO: UM ESTUDO NAS UNIVERSIDADES CATARINENSES
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v4i2.11039Resumo
Este artigo tem por objetivo analisar a aplicação orçamentária nas universidades de Santa Cataria. Assim, o problema de pesquisa pode ser definido como “O Orçamento Base Zero é utilizado como ferramenta gerencial pelas Universidades do Estado de Santa Catarina?”. Para alcançar este objetivo foi elaborada uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo nas vinte e três universidades credenciadas pelo Ministério da Educação para atuar no território catarinense. O Orçamento Base Zero não utiliza o orçamento anterior ou despesas para elaborar um novo período orçamentário, uma vez que as circunstâncias e as finanças da organização podem ter mudado. Nesta pesquisa foi possível identificar se a utilização do orçamento de base zero pode auxiliar no processo de gestão das instituições no curto prazo, podendo se configurar como um diferencial competitivo.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista usa o CC BY. Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista ulitiliza o DOI (Digital Object Identifier ) desde 2007 O DOI com a finalidade de autenticar cada artigo, portanto seu conteúdo digital.