Mineração de Dados com Mapas de Kohonen: uma Abordagem no Setor Financeiro
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v2i1.11052Resumo
Clientes que decidem porinvestir em ações na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) podem optar por ações de empresas nos
mais diversos ramos de atividade. Se gestores do marketing souberem explicitar o conhecimento
necessário para diferenciar clientes de acordo com o setor em que operam na bolsa de valores, estes
poderão incorporar este conhecimento nos processos da empresa, maximizando lucros e resultados.
Mapas de Kohonen representam uma classe de modelos de redes neurais denominados mapas autoorganizáveis
e seu potencial de aplicação em processos de descoberta de conhecimento representa
alguma vantagem competitiva. Em nosso caso de aplicação isto significa separar clientes de acordo
com suas concentrações de operações na Bovespa nos 10 possíveis mercados de ações. Os resultados
mostrarão que clientes podem ser agrupados em 1 de 6 clusters diferentes, cada um com
características bastante singulares.
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