Cultura e valores organizacionais em uma universidade federal brasileira
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v6i3.11102Resumo
Propõem-se dois objetivos: 1) apresentar as características culturais de três órgãos de um segmento de uma instituição pública, através de seus valores e orientações de cultura; 2) verificar se há diferenças entre os valores e as orientações culturais dos órgãos. O ambiente de pesquisa são os órgãos subordinados à Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento da Universidade Federal de Viçosa, em razão da importância das instituições de ensino no desenvolvimento social e econômico do País. Como pesquisa aplicada apresenta os valores e as orientações culturais de uma instituição pública, através da adaptação do Modelo de Análise Cultural Integrado, desenvolvido por Cercal (2001), Nelson e Loureiro (1996) e Trompenaars (1994). Verificou-se que há diferenças evidentes no relacionamento, no tempo e na forma de lidar com o ambiente. Concluiu-se que essas diferenças têm por base os valores praticados por seus integrantes, bem como às próprias características de cada órgão.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista usa o CC BY. Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista ulitiliza o DOI (Digital Object Identifier ) desde 2007 O DOI com a finalidade de autenticar cada artigo, portanto seu conteúdo digital.