A importância da estratégia organizacional para a Confederação Brasileira de Voleibol
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v1i1.11074Resumo
O objetivo geral deste trabalho é analisar a estratégia organizacional desenvolvida por uma organização brasileira de administração esportiva, a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) nos últimos 30 anos, a partir da metodologia das “5 forças de Porter”. Ficou estabelecido a análise da Confederação Brasileira de Voleibol como estudo de caso. Ao abordarmos o case da CBV foi possível detectar os ganhos que uma instituição de administração esportiva pôde obter a partir da definição de uma estratégia organizacional e, na seqüência, do desenvolvimento de um planejamento estratégico estruturado. Planejamento este que teve início há 30 anos baseado em uma estratégia inovadora que tinha como alicerce o entendimento do esporte como um negócio. Entretanto, os resultados alcançados não estão condicionados apenas ao fato de possuir um plano estratégico, tão importante quanto ter é saber executá-lo.
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Edição
Secção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista usa o CC BY. Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista ulitiliza o DOI (Digital Object Identifier ) desde 2007 O DOI com a finalidade de autenticar cada artigo, portanto seu conteúdo digital.