Quando o sapato aperta: competências emergentes na adversidade
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v6i3.11099Resumo
Este artigo procura identificar capacidades emergentes para formação de competências. Especificamente, busca entender como empresas de pequeno porte reorganizam estratégias diante da adversidade. Neste estudo, observou-se o redirecionamento estratégico de uma empresa de pequeno porte, prestadora de serviços em comércio exterior. O período analisado foi marcado por grandes mudanças no perfil de seus clientes, a maioria integrante do setor coureiro-calçadista, onde as empresas exportadoras galgaram mercados através da diferenciação. A empresa estudada passou a atuar como operadora logística, desencadeando mudanças em suas competências. A metodologia adotada foi o estudo de caso único. A escolha se deu por tratar-se de um caso de transformação dentro de um cluster ameaçado por concorrentes estrangeiros e pela acessibilidade às informações de um dos autores. Durante o estudo foi percebido um lento processo intuitivo de tomada de decisão. Ao final é apresentado um quadro comparativo entre os fundamentos teóricos e os dados empíricos.
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Edição
Secção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista usa o CC BY. Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista ulitiliza o DOI (Digital Object Identifier ) desde 2007 O DOI com a finalidade de autenticar cada artigo, portanto seu conteúdo digital.