Empreendedorismo jovem: perfil e motivações de empreendedores em Aracaju, Sergipe
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v6i4.11112Resumo
Apesar da participação significativa dos jovens na criação de empresas e dos mecanismos para incentivá-los, pouco se conhece sobre as especificidades de jovens empreendedores. Este estudo teve como objetivo geral analisar o perfil e as motivações dos empreendedores jovens de Aracaju, Sergipe. Especificamente pretende delinear o perfil desses jovens que empreendem, identificar as sua motivação para a abertura do negócio e ainda descrever as empresas criada por esses empreendedores. Esta pesquisa classifica-se como quantitativa, descritiva e de corte transversal. A estratégia de pesquisa adotada foi survey, utilizando-se de um questionário estruturado como instrumento de coleta de dados. Foram pesquisados 27 jovens empreendedores, entre 18 e 34 anos, da cidade de Aracaju, com adoção de critério amostral não probabilístico. Como principais resultados foi possível destacar que os empreendedores jovens de Aracaju são na sua maioria do sexo masculino, idade entre 25 e 34 anos, alto grau de educação formal, renda familiar elevada, solteiros e não são associados ao CJE. Verificou-se ainda que estes jovens criam seu negócios por oportunidade, motivados pela busca de realização pessoal, para aproveitar uma oportunidade de mercado ou para alcançar a independência financeira. As empresas constituídas por eles são de pequeno porte, do setor de serviço, com a participação de sócios e o capital inicial é próprio, da família ou do sócio.
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Edição
Secção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista usa o CC BY. Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista ulitiliza o DOI (Digital Object Identifier ) desde 2007 O DOI com a finalidade de autenticar cada artigo, portanto seu conteúdo digital.