Educação Empreendedora: premissas, objetivos e metodologias

Autores

  • Ricardo Schaefer Antonio Meneghetti Faculdade - AMF Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Italo Fernando Minello Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v10i3.11270

Resumo

A importância da educação empreendedora para o desenvolvimento de uma nação tem sido reconhecida em diversos países. Nas últimas décadas, estudos sobre empreendedorismo avançaram em termos de visibilidade e importância, porém o tema da educação empreendedora ainda carece de uma discussão mais sólida, que auxilie no seu amadurecimento, norteamento e disseminação de forma mais eficaz. Com base nessas constatações, este artigo de desenvolvimento teórico tem o objetivo de confrontar e analisar premissas, objetivos e metodologias de educação empreendedora. As suas diferenças em relação à educação tradicional têm gerado a necessidade de novos modelos pedagógicos, compatíveis com as habilidades e atitudes próprias do indivíduo empreendedor. Esta pesquisa aborda a natureza da educação empreendedora, seus aspectos metodológicos, o papel do docente, o ponto de referência que o aluno assume no processo, e práticas didático-pedagógicas desenvolvidas para a aprendizagem empreendedora. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Ricardo Schaefer, Antonio Meneghetti Faculdade - AMF Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria. Membro do Grupo de Pesquisa Gestão Empreendedora e Comportamento Humano nas Organizações - GPECOM - UFSM. Professor e Coordenador de Formação Empreendedora e Liderança - AMF. 

Italo Fernando Minello, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Doutorado em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA-USP. Professor adjunto do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFSM, Coordenador do grupo de pesquisa Gestão Empreendedora e Comportamento Humano nas Organizações - GPECOM.

##submission.downloads##

Publicado

2016-10-11

Edição

Secção

Artigos/Papers