Aprendizagem informal no setor público: foco nas interações sociais e contexto organizacional
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v11i1.11289Resumo
Este estudo qualitativo interpretativo básico visa a compreender como ocorrem as experiências de aprendizagem vivenciadas por técnicos-administrativos de uma universidade estadual paulista no local de trabalho. O referencial teórico articula a literatura de Aprendizagem Informal nos locais de trabalho com a Teoria Pragmática da Aprendizagem de Bente Elkjaer. As 16 entrevistas com servidores apontam que eles aprendem suas tarefas informalmente, por meio da experiência da prática cotidiana no local de trabalho. As interações com os mundos e submundos sociais identificados despertam emoções, que ora apoiam ora suprimem a aprendizagem. Os fatores de contexto que determinam como se aprende são clima, cultura e estrutura física organizacionais, expectativas de progresso e relação entre novatos e experientes. Este trabalho avança a discussão em Aprendizagem Organizacional ao: estudar o papel das interações sociais no provimento de aprendizagem a indivíduos que não ocupam função gerencial; utilizar perspectiva teórica baseada na vertente construção social; apresentar modelo explicativo de como compreender o papel das interações sociais nos processos de aprendizagem informal nos locais de trabalho.Downloads
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