Empoderamento no programa “mulheres sim” do IFSC
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v12i3.12606Resumo
Este estudo se propôs a analisar o Programa Mulheres Sim desenvolvido pelo Instituto Federal de Santa Catarina, como prática de empoderamento. Partiu-se do constructo de empoderamento cunhado por Paulo Freire (1969), como um movimento que tem o propósito de desenvolver a consciência do ser humano de modo a promover a liberdade e o poder de participação na sociedade e, representa uma complexidade de componentes da vida das pessoas do mundo contemporâneo. A pesquisa se caracteriza como estudo de caso, com abordagem qualitativa e, quanto ao objetivo, como descritiva e exploratória. Os dados foram coletados através de pesquisa documental, observação participante e entrevista semiestruturada e, foi desenvolvida uma análise de conteúdo. O Programa elevou a autoestima, o reconhecimento, a valorização das potencialidades das mulheres, enquanto sujeitos de direitos, liberdade, autonomia, mudanças, de uma postura mais crítica e ativa diante do mundo. Foi um processo de verdadeiro empoderamento.
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Edição
Secção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista usa o CC BY. Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista ulitiliza o DOI (Digital Object Identifier ) desde 2007 O DOI com a finalidade de autenticar cada artigo, portanto seu conteúdo digital.