Introdução ao pinkwashing

Representatividade e marcas engajadas

Autores

  • Pedro Gois UFRGS / Mestrando
  • Janaynna de Moura Ferraz UFRN / DEPAD / Professora Adjunta

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v15i2.49768

Resumo

Objetiva-se investigar como a categoria pinkwashing pode contribuir para uma análise crítica sobre o uso das pautas LGBTQI por marcas engajadas. Realizou-se uma pesquisa documental com três grandes marcas mundiais em suas subsidiárias brasileiras, a partir dos posts publicados em redes sociais virtuais selecionando aqueles com maior engajamento, seguida por análise temática qualitativa do conteúdo. O resultado indica que a categoria pinkwashing contribuiu para a caracterização de práticas corporativas que intentam passar uma mensagem invertida sobre sua atuação, evidenciado em uma das três marcas investigadas. Conclui-se com uma discussão sobre os limites da representatividade para as pautas sociais.

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Publicado

2021-07-01

Edição

Secção

Artigos/Papers