PEDAGOGIA SOCIAL: FORMAÇÃO PARA TRANSFORMAÇÃO

Autores

  • Jacy Marques Passos

DOI:

https://doi.org/10.22409/rpsuff.v14i1.60970

Resumo

O presente artigo versa sobre o encontro do professor pesquisador ou teórico-prático com a
Pedagogia Social, essa pedagogia que é do ser humano na sua plenitude. Os conceitos dispostos
ao longo da escrita estão ancorados em autores dessa pedagogia, que no decurso de anos,
debruçaram sobre a temática e produziram um arcabouço teórico que permite transitar em textos
do presente e passado, numa articulação contemporânea acerca dessa temática. Com relação a
proposta, assume o distanciar de uma cronologia sistêmica, para aproximar de uma taxionomia
sobre a PS, que não só contempla e aclara os preceitos, mas também desvela a potência dessa
ciência, e o quanto impacta a sociedade, a partir da transformação do indivíduo. Nesse sentido,
a produção se divide em três enfoques que inicia com a Arte do Encontro, em seguida a
abordagem passa pela Trilha do Conhecimento e por fim Formação: Formar para Ação, para
uma melhor compreensão, e assim assegurar na imersão, uma leitura com fluidez ao prescindir
da cronologia, e valorizar principalmente, a epistemologia tão relevante para o conhecimento.
Sendo assim, em minhas palavras finais, ao citar a responsável por tanta Pedagogia Social, com
seus tentáculos para o mundo, torna-se primordial, uma vez que para abrir portas é necessário
alguém para lhe receber, acolher e afetar-se e, de fato, isso aconteceu. Finalizo este trabalho
conceituando a Pedagogia Social como a Chave Mestra Universal, que, ao caber nas ações dos
seres humanos e nos seres humanos das ações, dialoga com a assertividade, pois estará presente
para a humanização dos direitos, ao compreender o produto da desigualdade social existente.
Os vulneráveis e excluídos que compõe a estratificação social pauperizada e que estão jogados
à própria sorte.

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Publicado

2023-12-16

Como Citar

MARQUES PASSOS, J. . PEDAGOGIA SOCIAL: FORMAÇÃO PARA TRANSFORMAÇÃO. Revista Pedagogia Social UFF, v. 14, n. 1, 16 dez. 2023.