O encontro da pedagogia social e o quintal da minha infância

Autores

  • Sandra Butschkau Lourenço

DOI:

https://doi.org/10.22409/rpsuff.v14i1.60983

Resumo

No texto em tela trago as impressões da minha infância e sua influência no caminhar
da minha trajetória acadêmica, e como essas vivências foram aos poucos tecendo o
caminho investigativo em direção à pedagogia social. Neste sentido fui aos poucos
percebendo o universo plural deste caminhar. Primeiro ao cursar a disciplina de
orientação educacional, na qual me deparei com o “amor” em sala de aula, e que
este fazia parte do aprender, e ainda a descoberta do cerne da pedagogia social que
é o de “ser para o outro”. Pouco a pouco as atividades desenvolvidas ao longo do
curso e suas particularidades e oportunidades, e ainda a experiência na escola
pública, e a diversidade de interações e suas singularidades. Realço também
minhas reflexões sobre estas ações. Além da experiência vivenciada na Residência
Acadêmica, o que acarretou um olhar mais apurado da educação infantil e a
possibilidade de neste segmento trazer discussões sobre meio ambiente. No entanto
destaco importante atividade durante a pandemia de Covid 19, no sentido de acolher
as diversas vulnerabilidades daquele momento, e ainda incluir em nosso repertório
novas possibilidades digitais ao acompanhar as mudanças no atual contexto
planetário. Evidencio ainda assuntos relevantes a respeito das relações sócio
ambientais, discutidas na educação e fora dela. Bem como apontar o que é ser
humano em consonância com os demais seres do planeta, e singular
interdependência. E por fim nossa participação e um encontro com os direitos
humanos e suas vertentes, de forma coletiva, em um ambiente que traduz a
importância da pedagogia social como lócus de pesquisa dentro da educação e além
dela.

Downloads

Publicado

2023-12-16

Como Citar

BUTSCHKAU LOURENÇO, S. . O encontro da pedagogia social e o quintal da minha infância. Revista Pedagogia Social UFF, v. 14, n. 1, 16 dez. 2023.