A ASCENSÃO DOS MGNIS E O GOSTO PELO LIVRO IMPRESSO

Autores

  • Enoque Reis
  • Martha Holanda da Silva
  • Kyldes Batista Vicente

DOI:

https://doi.org/10.22409/rpsuff.v16i1.61021

Resumo

A leitura é uma das melhores formas de desenvolver a capacidade linguística, cognitiva e afetiva
de um ser humano. Deve ser trabalhada com a criança desde muito cedo e a Literatura Infantil é uma das
melhores opções para isso. A quantidade de materiais voltados para o público infantil tem aumentado
gradativamente ao longo da história e, nos últimos anos, tem sido bastante procuradas conforme pesquisas da
Associação Nacional de Livrarias (ANL), que apontam ainda, que a área que mais cresceu em 2010 foi a
infanto-juvenil. Aproveitando este crescimento, grandes empresas multinacionais de entretenimento
começaram a investir na produção de MGNIs, os quais têm ganhado o espaço que antes de seu surgimento era
exclusivamente dos livros. Com base na pesquisa realizada neste trabalho acadêmico, foi possível perceber que
a maioria das crianças entrevistadas está perdendo o gosto pelo livro impresso e optando por esses novos
materiais. O que pode estar fazendo com que esse fenômeno aconteça é o fato de os pais, no atual século,
estarem perdendo o costume de ler para os seus filhos e os professores estarem trabalhando de maneira incorreta
com essas ferramentas. Os atuais educadores precisam estar preparados para saber lidar com esses materiais
que têm cada vez mais atraído a atenção dos educandos. É mister que os docentes entendam que é possível, se
os MGNIs forem utilizados de maneira correta, fazer com que o discente sinta desejo de ler os materiais
impressos que foram iterados através dos MGNIs. Se a educação evoluiu, o educador não pode cair na
obsolescência.

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Publicado

2023-12-19

Como Citar

ENOQUE REIS; HOLANDA DA SILVA, M.; BATISTA VICENTE, K. A ASCENSÃO DOS MGNIS E O GOSTO PELO LIVRO IMPRESSO. Revista Pedagogia Social UFF, v. 16, n. 1, 19 dez. 2023.