FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O CONTEXTO ESCOLAR QUILOMBOLA , A PEDAGOGIA SOCIAL E AS POLÍTICAS PÚBLICAS

Autores

  • Tairone Acácio Couto
  • César Costa Vitorino

DOI:

https://doi.org/10.22409/rpsuff.v16i1.61035

Resumo

A formação de professores de Língua Portuguesa para o ensino em escolas de indígenas e
quilombolas é um desafio devido à demanda histórica por uma educação específica e
diferenciada no contexto indígena e quilombola na construção de políticas públicas.O
objetivo deste trabalho consistiu em analisar como ocorre a formação de professores de
Língua Portuguesa para lecionar em Comunidades Quilombolas, visando compreender essa
prática na relação com os pressupostos da Pedagogia Social e da didática, considerando o
contexto do movimento de educação e diversidade. Para os processos metodológicos,
utilizou-se a pesquisa qualitativa através da revisão bibliográfica. Por fim, foi abordada a
formação dos professores de língua portuguesa para atuação no contexto
Quilombola.Levando-se em consideração os resultados da pesquisa, constata-se que, embora
haja avanços na educação escolar quilombola enquanto política direcionada para um projeto
educativo pautado nos movimentos sociais e apesar de os professores buscarem saberes
culturais nas práticas educativas voltadas para o povo quilombola, ainda falta o apoio dos
órgãos responsáveis pela educação para que os professores das escolas quilombolas possam
realizar seu trabalho de acordo com o previsto na legislação educacional.
Palavras-chave: quilombo, pedagogia social, práticas educativas, contexto sociocultural.

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Publicado

2023-12-19

Como Citar

ACÁCIO COUTO, T. .; COSTA VITORINO, C. . FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O CONTEXTO ESCOLAR QUILOMBOLA , A PEDAGOGIA SOCIAL E AS POLÍTICAS PÚBLICAS. Revista Pedagogia Social UFF, v. 16, n. 1, 19 dez. 2023.