BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: APONTAMENTOS E DESAFIOS DA EDUCAÇÃO ENQUANTO ATO POLÍTICO

Autores

  • Ilda Neta Silva de Almeida
  • Eduardo José Cezari

DOI:

https://doi.org/10.22409/rpsuff.v16i1.61037

Resumo

: A BNCC foi aprovada em quinze de dezembro de dois mil e dezessete e homologada dia vinte
do mesmo mês e ano. Anterior a sua aprovação, a Educação Infantil tinha como sugestão curricular o
RCNEI (1998). Com a obrigatoriedade da BNCC todas as escolas públicas e privadas tiveram até 2020 para
se adaptarem as propostas do novo e primeiro documento obrigatório em âmbito nacional. Nesse sentido,
este estudo pretende realizar apontamentos sobre a BNCC na perspectiva da educação enquanto ato político
e do currículo como território de produção de políticas. São mencionamos desafios para a Educação Infantil
no sentido de tentar entender a nova caracterização do currículo da Educação Infantil após aprovação da
BNCC. A pesquisa é do tipo documental, de cunho bibliográfico. Entendemos que a educação enquanto
ato político está inserida em contexto de conflitos, interesses e múltiplas possibilidades, não havendo
linearidade, precisão, segurança ou garantia de que a prescrição curricular seja solução para conseguir
avanços significativos e de qualidade educacional.

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Publicado

2023-12-19

Como Citar

SILVA DE ALMEIDA, I. N. .; JOSÉ CEZARI, E. . BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: APONTAMENTOS E DESAFIOS DA EDUCAÇÃO ENQUANTO ATO POLÍTICO. Revista Pedagogia Social UFF, v. 16, n. 1, 19 dez. 2023.