A LITERATURA AFRO-BRASILEIRA ATRAVÉS DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES EDUCATIVAS

Autores

  • José Carlos de Melo

DOI:

https://doi.org/10.22409/rpsuff.v16i1.61038

Resumo

: O presente trabalho discutiu sobre a utilização da literatura afro-brasileira pelos profissionais da
educação infantil mediada pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como ferramenta para
a promoção da igualdade racial em uma escola pública da rede municipal. Realizou-se uma pesquisa
bibliográfica com uma revisão literária sobre o tema e a pesquisa participante realizada com crianças de
uma turma de Infantil II da referida escola, através das ações empreendidas pelo projeto intitulado “África
Brasil”, desenvolvido no ano de 2018. Conclui-se destacando que por meio das atividades desenvolvidas
durante a execução do projeto, as crianças puderam compreender melhor sobre os estereótipos étnicoraciais, aprendendo a valorizar a cultura afro-brasileira. Essa valorização da cultura africana interfere
diretamente na aceitação de si mesmo e do outro, contudo, faz-se necessário compreender que apenas a
utilização de estratégias pedagógicas não são o suficiente para construir uma sociedade sem
discriminação, porém elas se constituem como uma ferramenta importante no combate ao preconceito e
racismo junto as crianças pequenas.

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Publicado

2023-12-19

Como Citar

DE MELO, J. C. . A LITERATURA AFRO-BRASILEIRA ATRAVÉS DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES EDUCATIVAS. Revista Pedagogia Social UFF, v. 16, n. 1, 19 dez. 2023.