O MOVIMENTO ESTUDANTIL E A EXPERIÊNCIA DA PRÁXISS REVOLUCIONANTE

Autores

  • Rafaela Costa Vidal

DOI:

https://doi.org/10.22409/rpsuff.v16i1.61040

Resumo

O presente estudo tem como proposta analisar o avanço das políticas neoliberais contemporâneas
na educação e a resposta estudantil a este movimento. Nosso objeto de estudo é a tentativa de
implementação de organização social nas unidades educacionais da rede pública no estado de Goiás2
, a
experiência estudantil goiana em defesa do ensino público e da atuação dos estudantes perante a ameaça de
encerramento das atividades no Centro de Ensino em Período Integral Prof. Pedro Gomes nos últimos meses
de 2015. Inicialmente, nos dedicaremos em apresentar a conjuntura política e sua lógica neoliberal no
âmbito educacional nacional e regional, onde também será discutido o caráter dos programas educacionais
pretendidos pelo no ano de 2016, por quem estavam sendo administradas, suas qualificações profissionais
e quais os seus objetivos na rede pública de ensino. Posteriormente, será analisada a reação dos estudantes
de Goiânia em relação ao avanço dos programas estaduais de terceirização do ensino público, sua
experiência como agentes da práxiss revolucionante e a utilização da ocupação como estratégia política.
Por fim, serão apresentados relatos narrativos dos estudantes e da diretoria do C.E.P.I. Prof. Pedro Gomes,
quanto aos processos e experiências de sua ocupação e em quais aspectos a mesma se diferenciou das
demais do estado.

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Publicado

2023-12-19

Como Citar

COSTA VIDAL, R. O MOVIMENTO ESTUDANTIL E A EXPERIÊNCIA DA PRÁXISS REVOLUCIONANTE. Revista Pedagogia Social UFF, v. 16, n. 1, 19 dez. 2023.