A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA NA GARANTIA DO DIREITO À EDUCAÇÃO: DESAFIOS E APROXIMAÇÕES

Autores

  • Danielle Ivone Ribeiro
  • Suzete Terezinha Orzechowski

Palavras-chave:

Educação, Desigualdade, Função social, Transformação libertadora

Resumo

A educação libertadora é para todos os sujeitos de uma sociedade, sem
distinção de raça, cor, ou situação social. A escola tem uma função social, que liberta e
capacita, função essa em construção nas instituições, as quais devem garantir o direito
à educação. A tão sonhada liberdade intelectual emancipadora e consequentemente
uma vida digna e cheia de oportunidades na prática não se percebe. Pelo contrário,
barbáries e injustiças perduram a séculos em nosso país onde não se considera o
humano, nem seus direitos A meritocracia como fundamento e o valor equivocado que
tal política atribui na educação escolar de crianças e jovens ignora o verdadeiro conceito
de valorização da função social da educação. Se dá lugar a educação que coisifica o
homem privando o direito de transformar a natureza e, por conseguinte, transformar a
si mesmo. Neste contexto nosso objetivo é discutir a função social possível da
escolarização. A pesquisa é bibliográfica com análises de cunho narrativo considerado
a partir da experiência vivida e confrontada com a leitura realizada pela pesquisadora.

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Publicado

2024-08-13

Como Citar

IVONE RIBEIRO, D. .; ORZECHOWSKI, S. T. . A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA NA GARANTIA DO DIREITO À EDUCAÇÃO: DESAFIOS E APROXIMAÇÕES. Revista Pedagogia Social UFF, v. 17, n. 1, 13 ago. 2024.