PEDAGOGIA SOCIAL, DIREITOS HUMANOS E GÊNERO: REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO E O ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA NO NAMORO
Palavras-chave:
Pedagogia Social, Direitos Humanos, Adolescentes, Violência no NamoroResumo
Esse relato de experiência é resultado de duas ações de extensão realizadas durante
uma pesquisa de iniciação científica sobre o atendimento de filhos de mulheres vítimas de
violência doméstica no município de Maricá, em 2022: Minicurso de extensão “Violência no
namoro e a importância da prevenção: o papel da escola frente à violência doméstica” e Minicurso
de extensão “Direitos humanos, mediação e a violência no namoro: como a pedagogia social pode
contribuir para o seu enfrentamento?” Essas ações tiveram como objetivos refletir sobre como a
violência de gênero atravessa as mulheres desde tenra idade, apontar a necessidade do olhar de
diferentes profissionais para esse tipo de agravo em diferentes instituições em Maricá, e
demonstrar a importância da educação social e em direitos humanos na promoção de ações que
contribuam para a prevenção e enfrentamento à violência no namoro. Para compor esse trabalho
foi realizada revisão bibliográfica e documental para a construção do referencial teórico-
conceitual para o entendimento da temática, assim como análise das ações citadas. Conclui-se
que, apesar de extremamente relevante, falta um olhar mais atento da sociedade, do Estado e dos
profissionais sobre a importância de prevenção à violação de direitos de crianças e adolescente a
partir da perpetuação da violência de gênero como algo naturalizado.