A CULTURA KANHGÁG A PARTIR DA ALFABETIZAÇÃO: A EMERGÊNCIA DE RESGATAR A LÍNGUA ORAL E ESCRITA NA TERRA INDÍGENA MANGUEIRINHA

Autori

  • Jociele Luiz
  • Carla Sant Ana de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.22409/9wsbgn42

Parole chiave:

Língua Kanhgág, Oralidade, Cultura

Abstract

Esta pesquisa analisa o resgate da língua Kanhgág, o saber oral e a escrita. Para a realização deste objetivo, optamos por usar uma pesquisa de campo com análise qualitativa, cujos métodos de coleta de dados elegeram a entrevista com questões abertas, aplicadas a professores indígenas da rede regular de ensino atuantes na Terra Indígena (TI) do município de Mangueirinha-PR, também usamos observação participante na comunidade indígena Kanhgág da TI Mangueirinha. Como resultados obtidos, observamos que muitos são os desafios para alfabetizar em Kanhgág, como falta de recursos didáticos e métodos de ensino do Kanhgág, também verificamos que a escola é primordial para o resgate da língua e da cultura Kanhgág e isso é um dever social e histórico da escola que no passado contribuiu para o apagamento da cultura indígena kanhgág.

Pubblicato

2025-12-12

Come citare

A CULTURA KANHGÁG A PARTIR DA ALFABETIZAÇÃO: A EMERGÊNCIA DE RESGATAR A LÍNGUA ORAL E ESCRITA NA TERRA INDÍGENA MANGUEIRINHA. Revista Pedagogia Social UFF, [S. l.], v. 20, n. 1, 2025. DOI: 10.22409/9wsbgn42. Disponível em: https://periodicos.uff.br/pedagogiasocial/article/view/70043. Acesso em: 13 jan. 2026.