Paulo Freire e Gaston Bachelard:

Authors

  • Pablo Silva Machado Bispo dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.22409/rpsuff.v12i12.60993

Abstract

Este é um artigo que se propõe a realizar uma análise da obra de Paulo Freire e Gaston Bachelard, levando em consideração alguns conceitos e noções que conectam estes autores oriundos de locais tão distintos quanto França e Brasil.  A técnica de estudo privilegiada foi a da análise bibliográfica, tomando como referência alguns livros selecionados de ambos autores. Durante a análise foi possível constatar que o Método de Alfabetização proposto por Paulo Freire guarda diversas similaridades com a noção bachelardiana de Imaginação Material, de modo que ao ler (em especial) o livro Educação como Prática de Liberdade, de Paulo Freire é possível verificar que o autor desenvolve uma prática pedagógica que guarda todas as características de uma “Imaginação Material da Palavra”.

Published

2023-12-16

How to Cite

Paulo Freire e Gaston Bachelard:. Revista Pedagogia Social UFF, [S. l.], v. 12, n. 12, 2023. DOI: 10.22409/rpsuff.v12i12.60993. Disponível em: https://periodicos.uff.br/pedagogiasocial/article/view/60993. Acesso em: 5 dec. 2025.