Vol. 11 No. 1 (2021): 2021, Centenário do Nascimento de Paulo Freire: Paulo Freire entre Nós

					View Vol. 11 No. 1 (2021): 2021, Centenário do Nascimento de Paulo Freire: Paulo Freire entre Nós

EDITORIAL RPS XI

 

Bem-vindos ao décimo primeiro número da Revista de Pedagogia Social (RPS-UFF), da Universidade Federal Fluminense!

A pandemia continua traçando contornos mais rigorosos. Travamos uma luta contra ela, alternando distanciamento com confinamento, encontramos no trabalho de produção intelectual a lucidez necessária para denunciar, anunciar e propor formas de resistência. Lutamos pela vida, na vida e em vida. Somos educadores sociais do nosso tempo, do tempo presente e por ele marcados. Seguimos conectados em redes colaborativas, como forma de expressão permanente de um saber-fazer amoroso e intelectualmente inquieto e comprometido com a emancipação humana. É a nossa ARTE, expressão maios de amor, luta e formação. É antídoto!  A arte nos salva. Herança freireana promotora e reveladora de uma sociedade mais ética, humana e feliz.

Em 2021 comemoramos o centenário do nascimento de Paulo Régulos Neves Freire, educador, filósofo e autor brasileiro.  Patrono da Educação do país é o principal autor da área de Pedagogia Social. Também é considerado um dos pensadores mais notáveis da história da pedagogia mundial. Nada mais justo do que prestar lhe uma singela homenagem, através do reconhecimento da importância da sua obra para os Educadores Sociais.

Sob o título: 2021-Centenário do Nascimento de Paulo Freire: Paulo Freire Entre Nós, contamos com produções, frutos de reflexões, teórico-práticas que dialoguem com a obra de Freire e explicitam suas contribuições à Pedagogia Social. Certamente uma boa leitura recomendada aos que optam pela formação intelectual pautada pelo estilo político-social frereano.

Ótima leitura!                                                                                                               

Margareth Martins de Araújo                                                                                      

Editora Executiva

ISSN 2517-0974

Published: 2021-06-01

Entrevistas

  • Entrevista: Eliane Santo Vieira

    DOI: https://doi.org/10.22409/rpsuff.v11i1.61049

Artigos

  • PRÁTICAS CIRCULARES COM PAULO FREIRE ENTRE NÓS: ESCUTA EM DIÁLOGO DO NÓS POR NÓS PARA ALÉM DA RELAÇÃO EU-TU

    Tânia Mara Menezes Vieira
    DOI: https://doi.org/10.22409/rpsuff.v11i1.61014
  • ESPERANÇAR PARA NÃO NOS CONFORMAR VERBOS FREIREANOS NA IDEALIZAÇÃO DO PROJETO MENINOS DO SAL

    Rafael Coutinho Neri
    DOI: https://doi.org/10.22409/rpsuff.v11i1.61016
  • A CONTRIBUIÇÃO DE PAULO FREIRE PARA SE PENSAR A SINGULARIDADE DAS INFÂNCIAS

    Natália Altoé, Eliane Santos Vieira
    DOI: https://doi.org/10.22409/rpsuff.v11i1.61047
  • FEUFFREIRE: DIÁLOGOS ENTRE EX-ALUNOS

    Marcia Maria e Silva, Marta Maia, Viviane Merlim Moraes
    DOI: https://doi.org/10.22409/rpsuff.v11i1.61054
  • PEDAGOGIA SOCIAL E O ESTATUTO DA EMPATIA DA CRECHE COMUNITÁRIA ANÁLIA FRANCO

    Margareth Martins de Araujo
    DOI: https://doi.org/10.22409/rpsuff.v11i1.61055
  • Diálogos Freirianos: reflexão sobre os seres inacabados

    Luciana Costa Pereira
    DOI: https://doi.org/10.22409/rpsuff.v11i1.61056
  • A INCLUSÃO NUMA PERSPECTIVA FREIREANA NO CENTRO DE INCLUSÃO MUNICIPAL HELEN KELLER

    Ellem de Souza Coimbra
    DOI: https://doi.org/10.22409/rpsuff.v11i1.61057
  • CORAÇÃO DE ESTUDANTE: ESPERANÇA E REALIDADE NA PERSPECTIVA DO ALUNADO DA UFF

    Joaci Furtado, Rosane Barbosa Marendino, Luiz Cláudio Raposo, Jhonathan Soares Souza
    DOI: https://doi.org/10.22409/rpsuff.v11i1.61058
  • NOTAS SOBRE PAULO FREIRE E PEDAGOGIA SOCIAL: CONCEITO, PRINCÍPIOS E VERTENTES

    Margareth Martins de Araujo
    DOI: https://doi.org/10.22409/rpsuff.v11i1.61059
  • A RELAÇÃO ENTRE O CONTEXTO SOCIAL E A DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM DO ALUNO DAS CLASSES POPULARES

    Francisco da Silva Alves
    DOI: https://doi.org/10.22409/rpsuff.v11i1.61060
  • A IMPORTÂNCIA DO LEGADO DE PAULO FREIRE PARA O PROCESSO DE FORMAÇÃO COM PROFESSORES

    Elisabeth Jesus de Souza, Marcia Pombo Lemos
    DOI: https://doi.org/10.22409/rpsuff.v11i1.61061
  • A COSMOGONIA DA ECONOMIA SOLIDÁRIA E A TRANSCEDÊNCIA DA ARTE: A DISCURSIVIDADE EM PAULO FREIRE E MIKHAIL BAKHTIN

    Leonardo Alonso
    DOI: https://doi.org/10.22409/rpsuff.v11i1.61062
  • COMO A PERSPECTIVA DE PAULO FREIRE REFLETE NA EDUCAÇÃO DO SÉCULO XXI

    Marcelly Maria Ribeiro
    DOI: https://doi.org/10.22409/rpsuff.v11i1.61063

Ensaios Científicos de Pedagogia Social - UFF

  • O ATO DE EDUCAR NUMA PERSPECTIVA FREIREANA

    Simone Tavares Emidio
    DOI: https://doi.org/10.22409/rpsuff.v11i1.61053

Resenhas Críticas

  • RESENHA CRÍTICA: PAPEL DA EDUCAÇÃO NA HUMANIZAÇÃO

    Ana Clara Viegas
    DOI: https://doi.org/10.22409/rpsuff.v11i1.61051
  • Resumo de Pedagogia da Indignação Parte I Cartas pedagógicas

    Elaine Ferreira
    DOI: https://doi.org/10.22409/rpsuff.v11i1.61052

A Função Social da Literatura de Combate

  • POETISANDO PAULO FREIRE

    Eliane Santos Vieira
    DOI: https://doi.org/10.22409/rpsuff.v11i1.61048