Vol. 9 No. 1 (2020): PEDAGOGIA SOCIAL-EDUCAÇÃO SEM FRONTEIRAS

					Afficher Vol. 9 No. 1 (2020): PEDAGOGIA SOCIAL-EDUCAÇÃO SEM FRONTEIRAS

EDITORIAL

Bem-vindos ao nono número da Revista de Pedagogia Social (RPS-UFF), da Universidade Federal Fluminense! Em tempos de pandemia, de confinamento social, aceitamos o desafio de colocar no ar mais um volume da Revista, na qual escrevemos por resitência, e para não desitir. Somos a primeira revista de Pedagogia Social da América do Sul e a segunda do mundo, fato que nos coloca o desafio de ajudar a pensar, de forma teórico-prática a realidade atual, com base nas demandas da atualidade e nos pressupostos da Pedagogia Social.

Que Pedagogia Social é essa que não se reinventa em momento de extremo desafio?  Para que serve a erudição se não socorre o cidadão? Marcada hora, é chegado o momento do trabalho solidário, voluntário e extraordinário. Nos reinventar é a palavra de ordem. Como aprendi com Vivian, aluna de uma CIEP em Duque de Caxias, Baixada Fluminense:" É preciso do nada tirar o infinito".

Sob a perspectiva do momento atual enfrentado pela humanidade, somos compelidos à realização de um trabalho pautado em nossa expertise, ancorado onde estamos e com o que temos; na realização de uma Pedagogia Social à serviço da vida, em prol humanidade. Falamos sobre uma pedagogia que acolhe vidas, resgata pessoas, estabelece pactos e instaura poder.

Para além do socorro material, a educação sem fronteiras, forjada no cadinho da sofrência humana, nos exorta ao amparo sócio-emocional contextualizado no acolhimento, na escuta e na orientação; de forma a tornar possível o impensado. Somos levados a nos reinventar e superar o momento atual com serenidade, equilíbrio, compromisso político, competência técnica e afeto.

É na turbulência que derramamos o que há dentro da xícara. É exatamente o que há dentro de nós que colocamos para fora em situações como a que estamos vivendo. Por esse motivo escolhemos exortá-los ao exercício de reflexivo da produção textual, no intuito de oferecer o que temos de melhor na vida, pesquisa e trabalho.

Desta feita, sob o título: PEDAGOGIA SOCIAL-EDUCAÇÃO SEM FRONTEIRAS, deve-se encontrar o potencial reflexivo que auxilie a pensar o mundo na e pós-pandemia. Unamos intelecto e emoção na produção teórico-prática de artigos que nos inspirem ao exercício de uma Pesadagogia Social à serviço da vida, em prol da humanidade.

Ótima leitura!

                                                                           Margareth Martins de Araújo                                                                      

                                                                                    Editora Executiva

ISSN 2517-0974

Publié: 2020-05-26

Numéro complet

Ensaios Científicos de Pedagogia Social - UFF

  • PEDAGOGOS SOCIAIS CONECTADOS: De que vale erudição se não ampara o cidadão

    Margareth Martins de Araujo
    DOI : https://doi.org/10.22409/rpsuff.v9i1.61694
  • O MOVIMENTO DE REFLETIR E ELABORAR CARTAZES

    Natália Altoé
    DOI : https://doi.org/10.22409/rpsuff.v9i1.61693
  • EXPERIENCIA DE UMA LIVE NO INSTAGRAM SOBRE AUTOCONHECIMENTO PARA O PROJETO DE PEDAGOGIA SOCIAL A SERVIÇO DA VIDA

    Cristian da Silva
    DOI : https://doi.org/10.22409/rpsuff.v9i1.61692
  • Live: Empreendedorismo no enfrentamento a pandemia

    Maurício Salkini
    DOI : https://doi.org/10.22409/rpsuff.v9i1.61691
  • VISITA DOCENTE NO POLO DE MACAÉ: UM REENCONTRO COM A DOCÊNCIA

    Anelize Reynozo
    DOI : https://doi.org/10.22409/rpsuff.v9i1.61669
  • PEDAGOGIA SOCIAL À SERVIÇO DA VIDA: sobre Lives, Pedagogia e Pesquisa Social

    Margareth Martins de Araujo
    DOI : https://doi.org/10.22409/rpsuff.v9i1.61668
  • RELATO DE EXPERIÊNCIA: OFICINA SOBRE ACOLHIMENTO COM A TURMA DA PÓS-GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIAGIA SOCIAL/UFF

    Adriana Frossard, Diego Santos, Luana Fernandes
    DOI : https://doi.org/10.22409/rpsuff.v9i1.61667
  • Pedagogia social em tempos de pandemia – Covid-19 – Projetos Lives e Conectados. Grupo de Pesquisa em Pedagogia Social – UFF – 2020.

    Márcia Ely Bazhuni Pombo
    DOI : https://doi.org/10.22409/rpsuff.v9i1.61666
  • É TEMPO DE SONHAR PARA OS SONHADORES: PEDAGOGIA SOCIAL, EDUCAÇÃO SEM FRONTEIRAS

    Margareth Martins de Araujo
    DOI : https://doi.org/10.22409/rpsuff.v9i1.61633
  • Por uma Educação sem Fronteiras e em Tempos de Pandemia - Democrática, Pública e de Qualidade

    Mônica Coelho
    DOI : https://doi.org/10.22409/rpsuff.v9i1.61632

A Função Social da Literatura de Combate

  • PIPAS

    Eliane Vieira
    DOI : https://doi.org/10.22409/rpsuff.v9i1.61631
  • Escolas sem aulas

    Maurício Salkini
    DOI : https://doi.org/10.22409/rpsuff.v9i1.61629
  • Nasci ali e vivo aqui

    Mônica Coelho
    DOI : https://doi.org/10.22409/rpsuff.v9i1.61584

Artigos