PIPAS: ABRINDO PORTAS PARA VOAR PELO ESPAÇO DA PEDAGOGIA SOCIAL

Auteurs-es

  • Ricarda de Carvalho Jorge Gil

DOI :

https://doi.org/10.22409/rpsuff.v14i1.60967

Résumé

Na busca de auxílio aos mais vulneráveis e no confronto com campos de pesquisa,
vi a necessidade de ampliar meu conhecimento e me agregar a um grupo que
fizesse a diferença nesse processo de aprimoramento do meu trajeto de formação.
Desse modo, vinculei-me a um grupo de pesquisa que me proporcionou ver que as
ações do nosso dia a dia podem ser lapidadas para se tornarem atitudes
transformadoras da sociedade: o grupo Pipas/UFF. Nesse sentido, o presente
trabalho busca apresentar a diferença que a Pedagogia Social causa na atuação de
um pesquisador e nas vidas alcançadas por ações que, pela aceitação e pelo
acolhimento, compreendem os indivíduos como seres passíveis de falhas e que, em
algum momento, precisarão de um olhar humanizado e acolhedor. Em meio a essa
perspectiva, vemos que a inclusão para tratar com equidade os vulneráveis
necessita dessa abordagem humanizada para ser efetiva.

Téléchargements

Publié-e

2023-12-16

Comment citer

JORGE GIL, R. DE C. . PIPAS: ABRINDO PORTAS PARA VOAR PELO ESPAÇO DA PEDAGOGIA SOCIAL. Revista Pedagogia Social UFF, v. 14, n. 1, 16 déc. 2023.