FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOS INSTRUTORES EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE UBERABA/MG: UM ESTUDO A PARTIR DE NARRATIVAS
DOI :
https://doi.org/10.22409/rpsuff.v16i1.61039Résumé
Este estudo tem como foco investigar a formação e atuação de instrutores atuantes na
Unidade de Atenção ao Idoso (UAI) e nos Centros de Referência de Assistência Social
(CRAS), ambos em Uberaba, Minas Gerais (MG), sendo estes espaços de educação não
formal. Estes espaços atendem a um público que vive em situação de vulnerabilidade
social e muitas vezes o papel do instrutor é fundamental para o processo de inclusão social
dessas pessoas. Entretanto, para que isso ocorra, é necessário conhecer as especificidades
e necessidades desse público para que se utilize de métodos pertinentes para atendê-los
de modo adequado. A partir disso, surge a seguinte pergunta: como se dá a formação e
atuação dos instrutores atuantes na UAI e no CRAS? O processo analítico foi feito com
base em narrativas construídas a partir de uma entrevista semiestruturada realizada com
quatro instrutoras de artesanato atuantes nos espaços supracitados. Foi possível observar,
como principal resultado, que um dos pontos em destaque na atuação das instrutoras é o
laço afetivo que se cria na relação educador-educando e o quanto este laço é importante
para o processo de inclusão destas pessoas em situação de vulnerabilidade social.