Qumicas aprendentes no PIPAS: quem tem medo de tunelar
DOI :
https://doi.org/10.22409/rpsuff.v6i2.61736Résumé
Esse trabalho propõe uma análise dialógica acerca de uma pesquisa-ação discente~docente no âmbito do projeto PIPAS-UFF. Para tal, o mesmo busca descrever, delimitar e compartilhar a experiência adquirida por intermédio de diálogos Inter Institucionais de um grupo específico e plural de pesquisa, o GIEESAA, no âmbito das vivências individuais e coletivas de três partícipes desse grupo. O processo de ensino-aprendizagem da extensão aconteceu em encontros mensais, e trabalho de campo afinado à Pedagogia Social, por intermédio de metodologias ativas, durante o ano de 2017. Em consonância com essa pedagogia transformadora, a pesquisa~ação “Químicas Aprendentes no PIPAS” – desenvolvida em três cidades próximas - foi documentada em um portfólio científico, culminando no presente artigo. A metodologia adotada será qualitativa do ponto de vista epistemológico, e será apresentada como possuidora de uma natureza dinâmica, em permanente construção reflexiva e crítica, cujo foco principal consiste em fomentar não somente diálogos transversais, mas principalmente ações, a partir de uma rede de trabalho colaborativo. Além disso, será também apresentada uma breve revisão bibliográfica acerca dos elementos teóricos que ajudaram na construção do desenho dessa ação, bem como uma análise dialógica acerca do papel do Grupo Trabalho, Ensino, Pesquisa e Extensão em Pedagogia Social frente ao
empoderamento social de todos aqueles que participaram do PIPAS-UFF-2017.