OS HUMANOS DIREITOS: COMO PROJETO DE FUTURO À HUMANIDADE
Mots-clés :
Educação, Pedagogia Social, Formação do Educador Social, Direitos HumanosRésumé
O artigo em tela visa socializar reflexões teórico-práticas que teve como campo
experimental foi à formação de educadores sociais, realizada pela Faculdade de Educação
da Universidade Federal Fluminense, No Curso de Extensão em Pedagogia Social para o
Século XXI e Direitos Humanos, sob os auspícios do Projeto PIPAS-UFF (Grupo de
Pesquisa, Ensino e Extensão em Formação Inicial e Permanente de educadores de
Crianças e Jovens em Situação de Vulnerabilidades - CNPq), no campo de políticas
públicas, biênio 2012-2022, junto à uma Secretaria Municipal de Direitos Humanos de uma
cidade no Rio de Janeiro. Tece considerações acerca da Coordenação Compartilhada,
metodologia utilizada para planejamento, execução e replanejamento dos encontros, eixo
fundante do trabalho realizado. Como principais aportes teóricos contamos com: Freire
(2001), ao trabalhar a importância das escolhas do educador perante seus educandos;
Maturana (1998), ao refletir sobre a importância da aceitação do outro em sua legitimidade,
Prigogine (1996), ao sinalizar ser a ciência um empreendimento coletivo e Santos (2010), ao
tecer reflexões sobre o paradigma emergente.