OS HUMANOS DIREITOS: COMO PROJETO DE FUTURO À HUMANIDADE

Auteurs-es

  • Margareth Martins de Araújo

Mots-clés :

Educação, Pedagogia Social, Formação do Educador Social, Direitos Humanos

Résumé

O artigo em tela visa socializar reflexões teórico-práticas que teve como campo
experimental foi à formação de educadores sociais, realizada pela Faculdade de Educação
da Universidade Federal Fluminense, No Curso de Extensão em Pedagogia Social para o
Século XXI e Direitos Humanos, sob os auspícios do Projeto PIPAS-UFF (Grupo de
Pesquisa, Ensino e Extensão em Formação Inicial e Permanente de educadores de
Crianças e Jovens em Situação de Vulnerabilidades - CNPq), no campo de políticas
públicas, biênio 2012-2022, junto à uma Secretaria Municipal de Direitos Humanos de uma
cidade no Rio de Janeiro. Tece considerações acerca da Coordenação Compartilhada,
metodologia utilizada para planejamento, execução e replanejamento dos encontros, eixo
fundante do trabalho realizado. Como principais aportes teóricos contamos com: Freire
(2001), ao trabalhar a importância das escolhas do educador perante seus educandos;
Maturana (1998), ao refletir sobre a importância da aceitação do outro em sua legitimidade,
Prigogine (1996), ao sinalizar ser a ciência um empreendimento coletivo e Santos (2010), ao
tecer reflexões sobre o paradigma emergente.

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Publié-e

2024-08-13

Comment citer

MARTINS DE ARAÚJO, M. . OS HUMANOS DIREITOS: COMO PROJETO DE FUTURO À HUMANIDADE. Revista Pedagogia Social UFF, v. 17, n. 1, 13 août 2024.