A PEDAGOGIA SOCIAL: EDUCAÇÃO PERMANENTE QUE ACOLHE SABERES E PRATICAS SUSTENTÁVEIS.

Auteurs-es

  • Sandra Butschkau Lourenço

Mots-clés :

Cultura, saberes, educação permanente, cidadania, educação ambiental

Résumé

O presente artigo traz reflexões da experiência vivenciada em espaço sociopedagógico, denominado
Espaço Verde-Horta2

, em escola Municipal da cidade de Niterói, RJ. Discutimos principalmente a

respeito de conceitos da pedagogia social, como Acolhimento, a Identidade e o Pertencimento, trata-
se de acolher os sujeitos com suas memórias e contextos, em suas relações sociais cotidianas, atreladas

a cultura, que venha proporcionar comprometimento e responsabilidade dos sujeitos diante dos
desafios da educação e da vida em sociedade. Perspectivas que convergem em busca de uma educação
do futuro, voltada para o século XXI, que possa dar sentido à plena cidadania aos sujeitos, do nosso
olhar. No entanto, acreditamos que uma educação cidadã requer um olhar especial para educação
ambiental e para tal trazemos a concepção dialética da educação vista em Pierre Furter, com
aprofundamento da experiência e amplitude global, bem como uma educação sobre o sentido de ser,
e a incompletude dita por Freire, que desta maneira nos faça refletir de como estar no mundo E ainda
a dimensão do cuidado, vista em Araujo, que é a de manter vivos os seres humanos no planeta, em
conversa com Boff. A troca entre os atores da escola e a participação ativa neste espaço é a educação
permanente de Furter. A fim de envolver a comunidade fizemos rodas de conversa, oficinas, aulas “in
loco”, visitas externas e material cinematográfico, como animações e vídeos sobre sustentabilidade.
Acreditamos que a pesquisa participante e a sociologia compreensiva possam nos aproximar do sentido da vida e ainda a vitalidade comunitária vista no Índice FIB, e também na matriz de
necessidades de Max-Neef.

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Publié-e

2024-08-13

Comment citer

BUTSCHKAU LOURENÇO, S. . A PEDAGOGIA SOCIAL: EDUCAÇÃO PERMANENTE QUE ACOLHE SABERES E PRATICAS SUSTENTÁVEIS. Revista Pedagogia Social UFF, v. 17, n. 1, 13 août 2024.