A ATUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NAS ESCOLAS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO CONTEXTO DA LEI 13.935/2019 E DA RETOMADA PÓS-PANDEMIA

Auteurs-es

  • Edilma Soares da Silva
  • Marcio de Souza

Mots-clés :

Serviço Social na educação, Lei 13.935/2019, inclusão escolar, redes de apoio

Résumé

O artigo aborda a atuação das assistentes sociais nas escolas públicas do Rio de Janeiro em 2022,
no contexto da retomada das atividades presenciais após a pandemia de Covid-19. O foco central
é o programa "Mulheres Apoiando a Educação" (M.A.E.), que envolveu assistentes sociais e
mães bolsistas em ações de Busca Ativa para garantir o retorno e a permanência dos estudantes.
A partir da experiência profissional de uma assistente social, em uma unidade de ensino
específica, discute-se o papel estratégico do Serviço Social na educação, conforme a Lei
13.935/2019, e as parcerias com redes de apoio, como CRAS, CREAS, UBS e o Conselho
Tutelar. O artigo também reflete sobre os desafios enfrentados, como a sobrecarga dos
profissionais de educação e a importância da escola como espaço de proteção e desenvolvimento
social. A inserção dos assistentes sociais revelou-se essencial para a inclusão dos alunos e para a
promoção de uma educação mais equitativa e acolhedora, articulando políticas públicas e redes
de apoio que garantem o acesso à educação como direito social.

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Publié-e

2024-12-13

Comment citer

SOARES DA SILVA, E. .; DE SOUZA, M. . A ATUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NAS ESCOLAS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO CONTEXTO DA LEI 13.935/2019 E DA RETOMADA PÓS-PANDEMIA. Revista Pedagogia Social UFF, v. 18, n. 1, 13 déc. 2024.