SOU PORQUE SOMOS: UMA BREVE NARRATIVA SOBRE O PERCURSO REALIZADO DENTRO DO PROJETO PIPAS UFF NA CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE DOCENTE EM FORMAÇÃO
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:
https://doi.org/10.22409/rpsuff.v14i1.60973Résumé
Este artigo tem por objetivo retratar por meio da narrativa o percurso realizado
dentro do Curso de Extensão PIPAS e o papel dessa trajetória na construção de
minha identidade docente, como professora-pesquisadora. Sendo assim, a
metodologia utilizada está na revisão teórica sobre a Pedagogia Social que o Curso
de Extensão PIPAS carrega durante todo o curso em diálogo com o referencial
teórico sobre a formação docente no ensino superior que perpassa por programas
como PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência e Residência
Pedagógica, dialogando com vivências no Grupo de Pesquisa ao qual fiz e faço
parte. Por fim, no decorrer do diálogo proporcionado entre teoria e prática ao longo
do texto busca-se trazer para o contexto atual as contribuições da Pedagogia Social
e do Curso de Extensão PIPAS Para a construção dessa identidade docente e a
atual aplicabilidade no cotidiano escolar do que me foi apresentado ao longo dos
anos.