v. 6 n. 2 (2018): Pedagogia Social como Jornada Pedagógica

					Visualizar v. 6 n. 2 (2018): Pedagogia Social como Jornada Pedagógica

EDITORIAL

 Bem-vindos ao sexto número da Revista de Pedagogia Social (RPS), da Universidade Federal Fluminense! No presente volume abordaremos um tema construído, ao longo de onze anos de exercício de uma Pedagogia Social que se faz como jornada. De mochila nas costas, caminhando, refletindo, pesquisando, teorizando sobre o vivido e inspirada pela peripatética da Grécia antiga, chagamos ao presente conteúdo.

Trata-se da produção elaborada para a XI Jornada de Pedagogia Social da Universidade Federal Fluminense que, teve por objetivo, divulgar e aprofundar os conteúdos da Pedagogia Social realizada pelos cinquenta e seis conferencistas convidados para a ocasião.

A Jornada contou com a presença de quatrocentos Educadores Sociais imbuídos do desejo de partilhar conhecimentos sobre a Pedagogia Social. Com uma metodologia teórico-prática, os trabalhos foram apresentados de forma ética, estética, coletiva e profundamente envolvida, com temas que, emergem de uma pedagogia presente e necessária na atualidade.

Como artesãos que dominam o processo de produção, os artífices presentes na XI Jornada da Pedagogia Social brilharam, contribuindo para o enriquecimento das reflexões acerca do tema pesquisado. Foi uma honra tê-los conosco!

 

Excelente leitura!

Margareth Martins de Araújo

Editora Executiva

ISSN 2517-0974

 

Publicado: 2018-12-15

Entrevistas

  • Panorama mundial da Pedagogia Social: Entrevista com Daniel Schugurensky

    DOI: https://doi.org/10.22409/rpsuff.v6i2.61766

Artigos

  • Narrativas de Memória na Educação Infantil e Práticas Pedagógicas

    Margareth Martins de Araujo, Tainara Navas
    DOI: https://doi.org/10.22409/rpsuff.v6i2.61735
  • Qumicas aprendentes no PIPAS: quem tem medo de tunelar

    Priscila Tamiasso-Martinhon, Angela Rocha, Célia Sousa
    DOI: https://doi.org/10.22409/rpsuff.v6i2.61736
  • Pedagogia social: nos marcos da educabilidade social

    Jacy Passos
    DOI: https://doi.org/10.22409/rpsuff.v6i2.61737
  • EXPERIÊNCIA: UM CANAL DE CONEXÃO COM O OUTRO

    Sandra Freitas
    DOI: https://doi.org/10.22409/rpsuff.v6i2.61738
  • O Trabalho do Pedagogo Social com Famílias em Situação de Vulnerabilidade Social: elementos para o debate

    Ricardo Pereira
    DOI: https://doi.org/10.22409/rpsuff.v6i2.61740
  • Do Boné e Skate à Rima e Grafite

    Mônica Paranhos Coelho
    DOI: https://doi.org/10.22409/rpsuff.v6i2.61741
  • Questão Social, intersetorialidade e redes: elementos de fortalecimento da pedagogia social

    Mariana Frizeiro, Alessandra Albuquerque, Matheus Short
    DOI: https://doi.org/10.22409/rpsuff.v6i2.61742
  • RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UMA PORTA DE ACESSO PARA A CULTURA EM ESPAÇOS INVISIBILIZADOS

    Ariane Machado, Jackeline Affonso, Thais Aires
    DOI: https://doi.org/10.22409/rpsuff.v6i2.61744
  • A relação dos jogos teatrais no currículo escolar

    Leonardo Alonso, Jane Pires
    DOI: https://doi.org/10.22409/rpsuff.v6i2.61745
  • PEDAGOGIA SOCIAL E O ECA: REFLEXÕES ACERCA DOS DIREITOS DE CRIANÇAS, ADOLESCENTES E JOVENS NO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO

    Leonardo Alonso
    DOI: https://doi.org/10.22409/rpsuff.v6i2.61746
  • Pedagogia Social: histórias de aprendizagem na escola

    Márcia Maria e Silva
    DOI: https://doi.org/10.22409/rpsuff.v6i2.61747
  • A PEDAGOGIA SOCIAL QUE FAZEMOS

    Margareth Martins de Araujo
    DOI: https://doi.org/10.22409/rpsuff.v6i2.61748

Ensaios Científicos de Pedagogia Social - UFF

  • TRABALHO VOLUNTÁRIO E TRANSCENCENCIA: RELATOS DE UMA PEDAGOGIA QUE SE PRETENDE SOCIAL

    Margareth Martins de Araujo
    DOI: https://doi.org/10.22409/rpsuff.v6i2.61749
  • PEDAGOGIA SOCIAL E CULTURA

    Verônica de Alcântara
    DOI: https://doi.org/10.22409/rpsuff.v6i2.61751
  • RELATO DE EXPERIÊNCIA: O QUE APRENDI SENDO MONITORA DA XI JORNADA DE PEDAGOGIA SOCIAL DA FEUFF?

    Larissa Fonseca
    DOI: https://doi.org/10.22409/rpsuff.v6i2.61758
  • Pedagogia Social e oficina de sucata

    Margareth Martins de Araujo
    DOI: https://doi.org/10.22409/rpsuff.v6i2.61759
  • Reflexões sobre a pedagogia social

    Flávio Filho
    DOI: https://doi.org/10.22409/rpsuff.v6i2.61760
  • Residência Pedagógica

    Ana Cenaqui
    DOI: https://doi.org/10.22409/rpsuff.v6i2.61761
  • Relatório PIPAS 2018

    Fátima Alzira Brandão , Márcia Pombo
    DOI: https://doi.org/10.22409/rpsuff.v6i2.61762

Resenhas Críticas

  • Caminhos do Educador Social no Brasil

    Willian Pinto
    DOI: https://doi.org/10.22409/rpsuff.v6i2.61763