O Trabalho do Pedagogo Social com Famílias em Situação de Vulnerabilidade Social: elementos para o debate

Autores

  • Ricardo Pereira

DOI:

https://doi.org/10.22409/rpsuff.v6i2.61740

Resumo

O artigo tem como objetivo central compreender o papel do pedagogo social com famílias em situação de vulnerabilidade social. Na escrita da pesquisa levantou-se como hipótese que há uma crescente demanda pelo trabalho social da pedagogia com famílias em situação de vulnerabilidade social, mas não sem tem uma definição na área sobre qual é a função da pedagogia social, neste nicho de intervenção, uma vez que não foi sancionada a regulamentação da profissão de educador social ou legitimada a área da educação social como há a educação escolar. Foi uma pesquisa de cunho qualitativo de revisão de literatura sobre o tema. Trabalhou-se com os achados de Silva, Souza Neto e Moura (2009); Machado (2008,2013); Machado (2008); Fontana, Paqualotto e Machado (2009); Freitas (2017) e Caliman (2008). Foi possível observar que “Pedagogia Social” contempla uma área da Ciência da Educação que deve desenvolver a “Teoria da Educação Social” e seria igualmente responsável pela formação dos educadores sociais e das educadoras sociais. Observou-se, ainda, que a organicidade da área ocorreu/ocorre no século XXI, especificamente no ano de 2009, e que o trabalho social com famílias não é novo, entretanto carece de elaboração de técnicas e métodos epistemológicos e de trabalho. Não obstante, considera-se ser a principal função do pedagogo social, ao trabalhar com família em situação de vulnerabilidade social, a construção de um projeto social de intervenção para a superação e eliminação da situação de exclusão social.

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Publicado

2024-02-05

Como Citar

PEREIRA, R. O Trabalho do Pedagogo Social com Famílias em Situação de Vulnerabilidade Social: elementos para o debate. Revista Pedagogia Social UFF, v. 6, n. 2, 5 Fev. 2024.