Vol. 15 N.º 1 (2023): Volume Extra: VII Congresso Internacional de Pedagogia Social & Simpósio de Pós Graduação

					Ver Vol. 15 N.º 1 (2023): Volume Extra: VII Congresso Internacional de Pedagogia Social & Simpósio de Pós Graduação

        EDITORIAL:                                                          

                                                               Saudações Pedagógicas e Sociais!

 

Sejam bem-vindos ao XV volume da Revista de Pedagogia Social da Universidade Federal Fluminense! Aqui temos interesse em socializar generosas contribuições dialógicas, oriundas de partilhas intelectuais realizadas durante o VII CIPS (Congresso Internacional de Pedagogia Social) & Simpósio de Pós-Graduação, sediado na Universidade Mackenzie, no período de 15 a 18 de fevereiro de 2023, com ênfase na avaliação dos impactos da Pandemia em nossas áreas e participação dos grupos de pesquisa; assim como, aproximações realizadas durante o período da pandemia, mediadas pelas mídias sociais que, nos permitiram, ao mesmo tempo, estreitar laços acadêmicos e ampliar reflexões acerca dessa pedagogia especialíssima que chamamos de Social.

Tendo se consolidado como o principal espaço de reflexão, discussão e produção da área de Pedagogia Social na América latina, para onde convergem a Educação Social, a Educação Popular e a Educação Comunitária os Congressos Internacionais de Pedagogia Social são organizados coletivamente por grupos de pesquisa sediados na USP, PUC/SP, Mackenzie e UNISAL em articulação com grupos sediados na UCB, Unicamp, UFPR, UFF, UFMS, UFPE, UFES/IFES e UEPG. Registrados meus agradecimentos à Equipe Organizadora que, de forma ousada e competente, rompeu as barreiras do isolamento social promovendo um evento híbrido que, a todos projetou para o Brasil e o mundo. Foi um momento de estranhamento e também de rica aprendizagem no qual tivemos que aprendem a conviver, nos reorganizar e circular entre os mundos virtual e físico. Ao olharmos para o quantitativo de inscritos o evento estava cheio, mas até aonde nossos olhos alcançavam, cabia em um auditório. O que víamos e sentíamos não se conectavam com a realidade virtual: um estranho desafio.

Desta feita entregamos o segundo volume de entrevistas realizadas pela equipe da RPS-UFF (Revista de Pedagogia Social da UFF), em conjunto com o Grupo de Pesquisa em Pedagogia Social da UFF (PIPAS-UFF), nos permite adentar na ambiência do encontro de cada um, no universo da Pedagogia social com suas interfaces no Brasil e no mundo. O presente volume abriga reflexões e proposições acerca de temáticas oriundas de uma sociedade permanente transformação, na qual a sociabilidade humana e a educação dos sentimentos são urgentes. 

Excelente leitura para todos!

 

                                                                                    Margareth Martins

                                                                                     Diretora Executiva

ISSN 2527-0974

Publicado: 2023-05-16