Vol. 12 N.º 12 (2021): Pedagogo Social: Projeto de Futuro à Humanidade

					Ver Vol. 12 N.º 12 (2021): Pedagogo Social: Projeto de Futuro à Humanidade

 

EDITORIAL RPS XII

 

Bem-vindos ao décimo segundo número da Revista de Pedagogia Social (RPS-UFF), da Universidade Federal Fluminense!

Dando continuidade à comemoração dos cem anos do nascimento de Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira, terceiro educador mais citado no mundo, acumulou trinta títulos de “Doutor honoris Causa”, criador do método inovador no ensino da alfabetização para adultos, seu método foi levado para diversos países; teremos como tema: Pedagogo Social Projeto de Futuro à Humanidade. Em plena pandemia ousamos comemorar e traduzir nossos sentimentos em produção científica pautada no humanismo freireano. Viva Paulo Freire!

O presente número abrigará reflexões teórico-práticas acerca dos diálogos possíveis entre a Pedagogia Social e a teoria freireana, como exercício de resistência, superação e ética. Visamos à produção de um conhecimento prudente para uma vida decente como sinaliza Boaventura. Escrevemos como forma de resistência ao vírus, ao apagamento da memória de Freire.  Engrossamos as fileiras daqueles que, com esperança, nutrem o sonho de dias melhores.

Em tempos de desafios extremos é preciso exercitar novas e múltiplas possibilidades de intelegir o mundo, comunicar a descoberta com coragem, ousadia e sem medo. Quanto maior o desafio, maior será possibilidade de crescimento e fortalecimento de vínculos humanos na busca de um fazer científico pautado na emancipação humana como direito histórico politico e social.

Ótima leitura!                                                                                                                

                                                        Margareth Martins de Araújo

                                                                  Editora Executiva

 

ISSN 2517-0974

 

 

Publicado: 2021-10-30

Artigos

  • COM FREIRE E BAKHITIN PARA ALÉM SISUDEZ - POR UMA PEDAGOGIA DO RISO PARA AS CRIANÇAS TRABALHADORAS

    Margareth Martins de Araujo
    DOI: https://doi.org/10.22409/rpsuff.v12i12.60992
  • Paulo Freire e Gaston Bachelard:

    Pablo Silva Machado Bispo dos Santos
    DOI: https://doi.org/10.22409/rpsuff.v12i12.60993
  • A PERSPECTIVA SOCIOEDUCATIVA DE PAULO FREIRE, UMA PEDAGOGIA SOCIAL SOBRE LIBERDADE, AMOROSIDADE E PACIÊNCIA PEDAGÓGICA

    Suzete Terezinha Orzechowski, Geraldo Caliman
    DOI: https://doi.org/10.22409/rpsuff.v12i12.60994
  • GESTÃO ESCOLAR E COMUNICAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA

    Kátia Cruz
    DOI: https://doi.org/10.22409/rpsuff.v12i12.60996
  • A educação para o mérito: o princípio legitimador da desigualdade social no Chile

    Oscar Moya
    DOI: https://doi.org/10.22409/rpsuff.v12i12.60998
  • ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÒRIO E NÃO OBRIGATÓRIO: CONTRIBUIÇÕES PARA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO PEDAGÓGICA

    Deiliane Santos Lima, Martha Holanda da Silva, Kyldes Batista Vicente
    DOI: https://doi.org/10.22409/rpsuff.v12i12.60999
  • A INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NOS MOVIMENTOS SOCIAIS EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE

    Isabele Afonso da Silva Corrêa
    DOI: https://doi.org/10.22409/rpsuff.v12i12.61000
  • RECONHECIMENTO E VISIBILIDADE DAS INFÂNCIAS PARA CADA TEMPO: A FORÇA MOTRIZ DO COMPORTAMENTO SOCIAL

    Zoraide da Silva
    DOI: https://doi.org/10.22409/rpsuff.v12i12.61001
  • O CORPO FALA NA PEDAGOGIA SOCIAL EM TEMPO DE PANDEMIA

    Adriana Petrucio, Helen Lacerda, Iari Trasmontano
    DOI: https://doi.org/10.22409/rpsuff.v12i12.61002

Ensaios Científicos de Pedagogia Social - UFF

  • OS HUMANOS DIREITOS COMO PROJETO DE FUTURO À HUMANIDADE

    Margareth Martins de Araujo
    DOI: https://doi.org/10.22409/rpsuff.v12i12.61003
  • PEDAGOGIA SOCIAL E ALFABETIZAÇÃO DOS SENTIMENTOS: UMA EXPERIÊNCIA COM SOCIOEDUCANDOS

    Simone Emidio
    DOI: https://doi.org/10.22409/rpsuff.v12i12.61004
  • MEMORIAL DE FORMAÇÃO CURSO DE EXTENSÃO PIPAS–UFF. EQUIPE CONECTADOS

    Adriana Petrucio, Giorgia Fico, Helen Lacerda, Iari Trasmontano
    DOI: https://doi.org/10.22409/rpsuff.v12i12.61005
  • Fragmentações e extensões do eu

    Thaís Santos Thurler e Silva
    DOI: https://doi.org/10.22409/rpsuff.v12i12.61006
  • ENSAIO DISCIPLINA DE ATIVIDADE CULTURAL

    Margareth Martins de Araujo, Natália Altoé, Larissa Reis, Thaís Santos Thurler e Silva, Samara Candido Menezes Rodrigues
    DOI: https://doi.org/10.22409/rpsuff.v12i12.61007