Vol. 8 N.º 2 (2019): PEDAGOGIA SOCIAL E TRABALHO VOLUNTÁRIO

					Ver Vol. 8 N.º 2 (2019): PEDAGOGIA SOCIAL E TRABALHO VOLUNTÁRIO

EDITORIAL

 

Bem-vindos ao oitavo número da Revista de Pedagogia Social (RPS), da Universidade Federal Fluminense! Em tempos de turbulência é preciso sonhar e, por esse motivo, os desafiamos aos tempos de oportunidades, do exercício cotidiano da superação, do ultrapassar barreiras e da construção de possíveis alternativas ou, no sentido freireano, do inédito viável. Como diz o dito popular: Em tempos de guerra uns choram e outros vendem lenços. Mais do que vender lenços, enxugamos lágrimas e apontamos para o futuro, a partir da possibilidade da escrita de outra biografia para os seres; um direito de todos.

A Pedagogia Social nos ensinou que, o ser humano aprende com o corpo inteiro, e porque não lutar de corpo inteiro? Por sermos teórico-práticos, nos cabe à busca pela coerência entre o nosso falar e agir e, por isso, enquanto lutamos pelas políticas públicas se concretizem, lutamos-realizamos ações sociais a partir de onde estamos com o que temos e fazemos. A sofrência humana tem pressa e a Pedagogia Social ajudar, aprender e ensinar.

O diálogo intelecto-emocional nos coloca diante de um antigo dilema: unir razão e emoção. A busca por esse exercício devolve nossa inteireza e traz, através do eixo corpo-mente, a possibilidade de colocar a ciência, por nós produzida, a favor da emancipação humana. Por falar em justiça social, acreditamos em políticas públicas sociais como direito dos excluídos.

Desta feita abordaremos o tema: PEDAGOGIA SOCIAL E TRABALHO VOLUNTÁRIO, através de artigos, resenhas e relatos de experiências; reflexões acerca de um saber-fazer, cunhado em territórios de exclusão e sofrimento humano. Trata-se de um trabalho a ser realizado por muitos tocados pela urgência do momento e conhecedores de que é possível, de onde estamos fazer algo. Para os que realizam trabalho voluntário nada, ou quase nada custa, mas para quem recebe é muito. Em tempos de múltiplas vulnerabilidades, constata-se o exorto ao servir por indignação, resistência e compromisso, na busca sempre atenta, da construção de uma pedagogia conectada pela ESPERANÇA, pela ALEGRIA e produtora de VIDA.  

Excelente leitura!

Margareth Martins de Araújo

Editora Executiva

ISSN 2517-0974

 

Publicado: 2019-11-24

Artigos

  • PEDAGOGIA SOCIAL E TRABALHO VOLUNTÁRIO: Uma questão de solidariedade, ética e resistência

    Margareth Martins de Araujo, Mônica Paranhos Coelho
    DOI: https://doi.org/10.22409/rpsuff.v8i2.61507
  • AÇÃO SOCIAL NO BAIRRO CARAMUJO, NITERÓI-RJ: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DE ALUNOS DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PEDAGOGIA SOCIAL PARA O SÉCULO XXI

    Ana Campos, Conceição Guimarães e Silva, Edite Silva, Francisco Alves, Jane Costa, Maria Pereira, Michelle Vianna
    DOI: https://doi.org/10.22409/rpsuff.v8i2.61508
  • A EXPERIÊNCIA DO TRABALHO VOLUNTÁRIO NUMA CRECHE COMUNITÁRIA À LUZ DA PEDAGOGIA SOCIAL

    Eliete Silva, Gabriel dos Santos, Tamara Santos
    DOI: https://doi.org/10.22409/rpsuff.v8i2.61510
  • O EDUCADOR SOCIAL E A EDUCAÇÃO NÃO FORMAL - A OFICINA PROTAGONISMO, DIREITOS E CIDADANIA DA PESSOA IDOSA

    Cláudio de Melo
    DOI: https://doi.org/10.22409/rpsuff.v8i2.61511
  • A FUNÇÃO SOCIAL DO VOLUNTARIADO À LUZ DA PEDAGOGIA SOCIAL E O PRISMA AXIOLÓGICO DOS DIREITOS HUMANOS

    Leonardo Alonso, Isabel Assis
    DOI: https://doi.org/10.22409/rpsuff.v8i2.61513
  • NOTAS SOBRE PEDAGOGIA SOCIAL, HISTÓRIA E IDENTIDADE DO EDUCADOR SOCIAL: UM TEÓRICO-PRÁTICO

    Margareth Martins de Araujo, Márcia Ely Bazhuni Pombo
    DOI: https://doi.org/10.22409/rpsuff.v8i2.61514
  • ENTREVISTA: Prof. Jacy Marques Passos

    Jacy Passos, Margareth Martins de Araújo
    DOI: https://doi.org/10.22409/rpsuff.v8i2.61515

Ensaios Científicos de Pedagogia Social - UFF

  • TRABALHO VOLUNTÁRIO E PARTICIPAÇÃO SOCIAL: uma experiência fora da sala de aula

    Margareth Martins de Araujo
    DOI: https://doi.org/10.22409/rpsuff.v8i2.61516
  • O encontro de um não Pedagogo com a Pedagogia Social

    André Coelho
    DOI: https://doi.org/10.22409/rpsuff.v8i2.61517