Universidade em Potência e ‘Civilização Emergente’: uma leitura do projeto orientador da “Universidade do Terceiro Milênio” à luz de clássicos da Sociologia.

Autores

  • Luiz Otávio Pereira Rodrigues Bacharel em Ciências Sociais - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) Licenciando em Ciências Sociais - Universidade Federal Fluminense (ESR - UFF)

Resumo

Este trabalho monográfico se propõe a realizar uma leitura crítica do Plano Orientador da Universidade Estadual do Norte Fluminense – Darcy Ribeiro (UENF) à luz de conceitos dos autores clássicos da sociologia, Émile Durkheim, Max Weber e Karl Marx a fim de investigar as bases conceituais do seu idealizador Darcy Ribeiro no que concerne a elaboração dos seus modelos de ensino superior. A justificativa para escolha desta temática reside no fato de que Darcy Ribeiro, antes de sagrar-se antropólogo, político e gestor, foi graduado em ciências sociais e por esta razão, os pilares de sua formação edificam-se a partir dos autores mencionados acima. A metodologia adotada para execução deste trabalho por meio da revisão bibliográfica crítica intercalando pressupostos de diferentes autores e obras, no intuito de responder a seguinte pergunta: a operacionalização do léxico teórico-metodológico dos clássicos da sociologia tem poder de transformar a realidade concreta? O presente texto se divide em quatro capítulos. No primeiro, tem a presença dos autores Jürgen Habermas, Karl Mannheim, para introduzir o conceito de utopia e mostrar como se relaciona com Darcy Ribeiro, seguidos dos autores Émile Durkheim, Max Weber e Karl Marx para discorrer acerca do papel da educação na modernidade de acordo com as suas premissas. No segundo capítulo, fazem-se presentes os autores Eduardo Galeano, Sérgio Bagú, Milcíades Peña e Caio Prado Júnior, para discutir a condição atraso imposta ao continente latino-americano, seguidos de Lília Schwarcz, Anísio Teixeira e Sérgio Buarque de Holanda, para tratar sob quais parâmetros foram criadas as primeiras escolas de ensino superior. Em um segundo momento, trata-se das problemáticas geradas pela expansão universitária a partir da segunda metade da década de 1950, com os autores Bárbara Freitag, Florestan Fernandes e Darcy Ribeiro. O terceiro capítulo, retoma a temática da utopia, e a figura de Darcy Ribeiro para tratar do processo de implementação da UENF. Conclui-se o trabalho afirmando que a operacionalização dos conceitos clássicos no Plano Orientador tem poder para transformar o real mas essa capacidade é reduzida mediante os próprios limites do desenvolvimento regional. Este trabalho de conclusão de curso foi apresentado em julho de 2019 para obtenção do título de bacharel em Ciências Sociais, da Universidade Estadual do Norte Fluminense – Darcy Ribeiro.

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Biografia do Autor

Luiz Otávio Pereira Rodrigues, Bacharel em Ciências Sociais - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) Licenciando em Ciências Sociais - Universidade Federal Fluminense (ESR - UFF)

Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), e licenciatura de Ciências Sociais em andamento pela Universidade Federal Fluminense. Possui experiência na área de Sociologia da Educação, tendo como principais campos de atuação, Educação do Campo e Educação das Relações Étnico Raciais e Ensino Superior no Brasil. Atuou como bolsista de graduação nos seguintes projetos: Extensão universitária e interdisciplinaridade em prol da educação no Assentamento da Reforma Agrária Zumbi dos Palmares - RJ de no período que compreende do ano de 2016 à 2017. A Cultura Africana, Afro-Brasileira e Indígena na Escola: Análise da aplicação do Art. 26-A da LDB 9394/96 “Nos Estabelecimentos da Educação Infantil em Campos Dos Goytacazes.” 2017 à 2018. Possui ênfase no campo da sociologia do conhecimento, e atualmente faz parte do projeto de Desenvolvimento Acadêmico: Os estudos de comunicação no campo da Sociologia: autores e produções, escolas e epistemologias.

Referências

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Publicado

2019-12-06

Edição

Seção

Resumos de Monografia