A DECOLONIALIDADE NOS LIVROS DIDÁTICOS DE SOCIOLOGIA
ENTRE A LEGISLAÇÃO E OS MATERIAIS DIDÁTICOS
Palavras-chave:
decolonialidade, livros didáticos, sociologia, Lei10.639/03, Lei 11.645/08Resumo
O presente relato é o de uma pesquisa ainda em andamento que tem como tema a presença de conteúdos que promovam a representatividade étnica, racial e cultural dos povos colonizados no Brasil, assim como é proposto pelas leis 10.639/03 e 11.645/08, nos Livros Didáticos de Sociologia disponibilizados pelo Plano Nacional do Livro Didático de 2018. A metodologia da pesquisa é a bibliográfica e a documental. A partir da e análise dos livros didáticos são identificados em quais temas a discussão sobre as culturas afro-brasileiras e indígenas se fazem presentes nas obras. Também está sendo realizado um estudo de bibliografias sobre o debate decolonial, para que em seguida seja feita uma seleção das temáticas étnico-raciais e culturais vigentes nas leis citadas, e, posteriormente, realizar-se uma análise mais aprofundada dos livros e o tratamento dos dados obtidos com a pesquisa.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Silvia Maria de, BRIDI, Maria Aparecida, MOTIM, Benilde Lenzi. Sociologia. 2. ed. São Paulo: Ed. Scipione, 2016.
BERNARDINO-COSTA, J. Decolonialidade, Atlântico Negro e Intelectuais Negros Brasileiros: em busca de um diálogo horizontal. Revista Sociedade e Estado, v. 33 n. 1, p.119-137, 2018.
BOMENY, Helena et al. Tempos Modernos, Tempos de Sociologia. 3. ed. São Paulo: Ed. Do Brasil, 2016.
CASSIANO, Célia Cristina de F. Materiais Didáticos e Ensino na Escola Básica: Impactos no Currículo e na Produção Editorial Brasileira. In: Remate de Males. Campinas-SP, (34.2): pp. 375-396 , Jul./Dez. 2014.
GOMES, Nilma Lino. Relações étnico-raciais, educação e descolonização dos currículos. Currículo sem Fronteiras, [s.l.], v.12, n.1, p. 98-109, jan/abr 2012. Disponível em: http://www.acaoeducativa.org.br/fdh/wp- mcontent/uploads/2012/11/curr%C3%ADculo-erela%C3%A7%C3%B5es-raciais- nilma-lino-gomes.pdf. Acesso em: 13 ago. 2019.
MACHADO, Igor J. R., AMORIM, Henrique, BARROS, Celso Rocha de. Sociologia Hoje. 2. ed. São Paulo: Ed. Ática, 2016.
OLIVEIRA, Luiz Fernandes de, COSTA, Ricardo Cesar Rocha da. Sociologia para Jovens do Século XXI. 4. ed. Rio de Janeiro: Ed. Imperial Novo Milênio, 2016.
REIS, Maurício de N.; ANDRADE, Marcilea F. F. de. O pensamento decolonial: análise, desafios e perspectivas. Revista Espaço Acadêmico, Maringá: UEM, n.202, p.1-11, mar.2018.
SACRISTÁN, Gimeno. Currículo e identidade social: territórios contestados. In: DA SILVA, Tomaz Tadeu. et al. Alienígenas na sala de aula. Uma introdução dos estudos culturais na educação. Petrópolis: Vozes, 2011.
SILVA, Afrânio et al. Sociologia em Movimento. 2. ed. São Paulo: Ed. Moderna, 2016.